Os sindicatos dos técnicos e dos professores da Universidade Estadual de Alagoas (SintUneal e SindUneal, respectivamente) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (8), com o reitor Jairo José Campos da Costa, no gabinete da Reitoria, em Arapiraca, para discutir as medidas a serem tomadas para a nomeação dos professores concursados.
O presidente do Sinduneal, professor Luiz Gomes, esclareceu que está preocupado com a continuidade das atividades acadêmicas nos próximos meses, uma vez que os contratos dos professores substitutos serão encerrados. “Não temos mais professores na maioria dos cursos. Muitos contratados estão saindo e os demais sairão no dia 15 deste mês. A partir de maio, os alunos ficarão sem aulas”, ratificou o sindicalista.
O reitor da Uneal informou aos presentes que o processo para a nomeação seguiu todos os trâmites necessários. “O processo da nomeação está tramitando desde janeiro. Tenho perseguido pessoalmente o processo para acelerar os trâmites”, frisou.
Ele disse ainda que está preocupado com o clima de tensão na instituição. “Estou preocupado. Ficaremos sem um terço dos professores e já sinto que as categorias irão para o enfrentamento”, destacou.
Durante a reunião, os membros dos sindicatos informaram que irão realizar uma assembleia geral, na quinta-feira (16). Os técnicos irão se reunir pela manhã e os professores, à noite, no Campus I, em Arapiraca. “Faremos uma mobilização em defesa da Uneal”, disse Luiz Gomes.
Denúncia no MPT
Ainda na manhã desta quarta-feira (8), os representantes dos sindicatos estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho onde formalizaram uma denúncia acerca da falta de docentes na Uneal. Uma audiência com o procurador Luiz Felipe dos Anjos Costa ficou marcada para a quinta-feira (9), às 11h15, nas dependências do MPT, em Arapiraca.
Audiência
Na tarde desta quinta-feira (9), após interlocução do reitor da Uneal, o vice-Governador de Alagoas, Luciano Barbosa, receberá, a partir das 14 horas, uma comitiva da instituição para tratar sobre o assunto.
Além dos sindicalistas, o estudante Kleverton Tenório e o chefe de gabinete, propfessor Odilon Máximo, também estiveram no encontro.
Ascom Uneal