O crédito especial da estiagem já repassou R$ 68 milhões para produtores rurais e agricultores familiares alagoanos, por meio de 11.400 operações, desde junho do ano passado. Os recursos foram destinados às propriedades rurais, tanto para investimento quanto para custeio.
A informação foi confirmada pelo gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Manoel Roberto, durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), nesta terça-feira (19), em Maceió.
Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, citou outras ações em prol dos agricultores que estão nos municípios atingidos pela estiagem. “Distribuímos bagaço de cana, iniciamos a distribuição de 5 mil toneladas de farelo de milho e farelo de soja e fizemos a limpeza de barreiros e açudes”, destacou Marinho.
“Em parceria com a Emater, montamos uma força-tarefa para inscrição de agricultores no Garantia Safra e, com isso, atingimos a marca histórica de 34 mil inscrições. Essa mesma força de trabalho elaborou projetos para acesso ao crédito especial da estiagem”, frisou o secretário, que citou também uma ação estruturante para a convivência com a seca.
“Já iniciamos a execução do projeto Água para Todos, por meio do qual vamos instalar 8 mil unidades de conservação da água, como cisternas, barragens subterrâneas e tanques de pedra, em parceria com o governo federal”, lembrou. “Em todas essas ações, contamos com total apoio do governador Teotonio Viela, que está atento à situação do sertanejo e firmando parcerias para conseguirmos recursos”, emendou o secretário.
Ainda durante o encontro, os membros do Cedafra aprovaram processos para aquisição de terras que serão distribuídas aos agricultores por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Por Ascom Seagri