Procons atendem mais de dois milhões de consumidores em 2014

09 fev 2015 - 16:00


Foto: Divulgação Procon-AL

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As Fundações de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de todo o País receberam 2.490.769 reclamações no ano passado, uma média de 206 mil consumidores atendidos por mês. Houve um aumento em relação ao ano anterior – quando foram feitos 2.481.958 atendimentos – e é 22,6% maior do que em 2012.

A maior parte das vezes que os consumidores procuraram os Procons foi para fazer algum tipo de reclamação (62,7%). Consultas ou orientações responderam por 37,3% dos atendimentos em 2014.

Os dados fazem parte do Boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) 2014, documento que reúne informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas aos Procons integrados. Fazem parte do sistema Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 Municípios. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Telefonia é campeão de reclamações

Por setores, a telefonia fixa e a telefone celular foram os assuntos mais demandados, 9,8% e 9,5%, respectivamente. Em seguida, aparecem os bancos (7%) e cartão de crédito (6,5%). A grande maioria dos problemas apresentados diz respeito à cobrança (35,6%). Problemas na oferta (17,7%) e vício ou má qualidade de produto ou serviço (15,6%) vêm em seguida na lista de reclamações.

A líder entre as empresas com mais reclamações entre as companhias de telecomunicações foi a Oi. Entre os bancos, o Itaú foi o campeão de reclamações. Além destes, Ponto Frio, Casas Bahia e Extra estão no topo da lista do varejo. Já na indústria, a Samsung é a que mais teve reclamações. A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) liderou no setor de energia elétrica. Entre as empresas que oferecem planos de saúde, a Amil teve mais queixas. E finalmente, a recordista das reclamações entre as companhias aéreas foi a TAM.

Portal consumidor.gov

Na plataforma consumidor.gov.br, foram registrados 50 mil atendimentos. Atualmente a plataforma conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas. O consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet.

Da Agência CNM com informação da Agência Estadão

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