Procon-AL recebeu cerca de 1.200 reclamações sobre compras online só este ano

04 dez 2012 - 15:16


Foto: Ilustração

O Procon-AL – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – já registrou mais de 1.200 reclamações relacionadas a compras online, em 2012. Com a aproximação das festas de fim de ano, a procura por presentes para a família e amigos via web aumenta. Com isso, acarreta atrasos na hora da entrega, diferenciação do produto solicitado e, em alguns casos, a não emissão da compra.

Com o intuito de orientar a população, o Procon-AL dá orientações para quem vai adquirir ou contratar serviços via comércio eletrônico. O primeiro passo é verificar se o site é idôneo e se existe alguma reclamação referente a ele no órgão de defesa do consumidor.

Outro cuidado que se deve ter é com os sites internacionais de vendas. Eles não estão na esfera de atuação do Procon, o que deixa o consumidor sem nenhuma garantia na relação de consumo. É importante também verificar os dados da empresa que vende o produto, tais como nome, CNPJ, telefone e endereço. Em caso de dúvida, utilize o telefone ou envie um e-mail para checar se as informações possuem procedência.

O consumidor deve observar se o site aceita diferentes formas de pagamento. Quanto mais convênios ele tiver com as empresas, será maior a confiabilidade. Para minimizar os riscos das compras online, o Procon-SP disponibilizou através do link: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf uma lista com cerca de duzentos sites que devem ser evitados.

Qualquer dúvida o consumidor deve entrar em contato através: www.procon.al.gov.br, pelo 151 ou 3315-1796.

Por Ascom Procon/AL

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