Procissão dos vaqueiros abre festa de Santo Antônio de Pádua de Major Izidoro

01 jun 2016 - 19:10


Fotos: Assessoria / Pe. José Neto de França

Fotos: Assessoria / Pe. José Neto de França

Teve inicio no fim da tarde desta terça-feira (31) a abertura da 103ª Festa de Santo Antônio de Pádua na cidade de Major Izidoro, Região da Bacia Leirteira de Alagoas. Os festejos foram liderados pelo pároco local, Pe. José Neto de França, além do auxílio do Pe. José da Silva, de Jacaré dos Homens, município vizinho.

Fiéis de várias comunidades e da sede paroquial se reuniram no Parque Juquinha Machado, de onde saíram, de cavalos, conduzindo a imagem de Santo Antônio, além de bandeiras da festa, do município, estado e nacional. O destino foi a praça da Matriz, onde foi realizada a celebração da Palavra e a coroação da imagem de Nossa Senhora, já que também foi encerrado o mês de maio, dedicado a toda Santa Mãe de Deus.

Na pregação de abertura o Pe. José da Silva destacou o encontro entre Maria e Isabel ao ato de servir, missão de todo cristão. Falou também da importância da cultura regional está inserida no contexto da Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, como valorização do povo nordestino.

Antes da aproximação da imagem de Nossa Senhora, ao local da celebração, para a coroação, o Pe. José Neto de França fez referência ao encerramento do mês de maio e o início dos festejos desse ano de 2016. Ele lembrou que os dois acontecimentos, celebrados em uma única solenidade é como que Nossa Senhora passando a responsabilidade dos trabalhos a Santo Antônio para que esse os conduza nesse período festivo.

Após a coroação da imagem de Nossa Senhora, o pároco local agradeceu aos presentes, especialmente aos envolvidos nos trabalhos desse primeiro dia; lembrou da Barraca de Santo Antônio e do Bazar promovidos pela “grupo de romeiras” e pela “catequese paroquial”, que funcionarão na Praça da Matriz, do dia 01 ao dia 13, após as celebrações, ao mesmo tempo em que convidou a todos a prestigiarem a Trezena/Missas e demais eventos alusivos ao padroeiro até o dia 13 de junho.

Da Redação com Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários