
Cidade sertaneja completa 65 anos de emancipação nesta quinta (Foto: Kleber Costa da Silva / Ufal / Editada)
A principal cidade do Alto Sertão de Alagoas completa 65 anos de Emancipação Política nesta quinta-feira (14). Trata-se de Delmiro Gouveia, que ficou primeiramente conhecida como “Vila da Pedra”.
O município sertanejo foi elevado a essa categoria a partir da Lei Estadual nº 1.628, de 16 de junho de 1952. Antes, o local era um distrito que pertencia a cidade vizinha de Água Branca.
O último censo do IBGE em 2010, contabilizou que a cidade possuía pouco mais de 48 mil habitantes. Já a estimativa do ano passado elevou esse número para 51.763 pessoas.
Delmiro Gouveia nasceu com uma forte tendência comercial e industrial, levantada pelo empresário cearense que chegou na terra e acabou dando origem ao nome da cidade: Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.
Hoje, sem sua característica industrial, já que a Fábrica da Pedra fechou, o município possui um comércio relevante, mas nos últimos anos viu crescer uma forte tendência de serviços turísticos em seu entorno.
Muito se deve pelas belezas naturais do rio São Francisco e seus imensos cânions, mas os visitantes também se interessam pela parte histórica de municípios vizinhos, bem como o turismo de aventura.
Comemorações
Para celebrar a data, a Prefeitura de Delmiro Gouveia preparou uma variada programação, entre elas a inauguração de um Memorial, além da promoção de shows. Para conferir as atividades, CLIQUE AQUI.
História
Se você também se interessa em saber um pouco mais sobre a história de Delmiro Gouveia, o site Alagoas na Net preparou um conteúdo especial nessa data. Para ler, CLIQUE AQUI.
Por Lucas Malta / Da Redação