A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (31), um balanço anual do que ocorreu nas estradas alagoanas em 2012. Entre os meses de janeiro e dezembro, foram registrados 184 mortes e 1.590 pessoas ficaram feridas em 2.158 acidentes ocorridos nas rodovias federais que cortam Alagoas.
Segundo a PRF, apesar dos números serem altos, o balanço é considerado positivo com relação aos registrados em 2011, quando ocorreram 2.340 acidentes, nos quais houveram 1.803 feridos. Mas houve um aumento no número de mortes, já que ano passado foram 158 vítimas fatais.
Em Alagoas, no ano de 2012, foram fiscalizados cerca de 56 mil veículos e extraídas mais de 19 mil autuações das mais diversas infrações de trânsito. No combate à embriaguez ao volante, 12 mil testes de alcoolemia foram realizados e mais de 450 condutores foram punidos após serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
Na área de combate à criminalidade, os números também são considerados positivos pela PRF. Foram presas 353 pessoas, mais de 20 delas por tráfico de drogas e outras 15 por roubo e furto de veículos. Outras 60 foram capturadas por possuírem mandados de prisão em aberto e já serem procuradas pela Justiça.
A PRF ainda retirou de circulação 58 armas de fogo e 580 munições, apreendeu 20 kg de cocaína e mais de 250 kg de maconha. Também recuperou 67 veículos que estavam com queixa de roubo ou furto e libertou 137 animais silvestres que haviam sido retirados da natureza para serem vendidos ilegalmente ou contrabandeados.
De acordo com a Inspetora Vera Lúcia, que assumiu a regional da PRF em Alagoas em novembro deste ano, a corporação terá ainda mais trabalho em 2013. “Ano que vem será intensificada a preparação do efetivo para os grandes eventos nacionais. Haverá contratação de novos policiais e a compra de novos equipamentos. Todos os Estados se beneficiarão com essas aquisições e com Alagoas não será diferente. Com melhores condições, resultados ainda melhores poderão ser obtidos”, frisou.
Por TNH com Assessoria