A Polícia Rodoviária Federal de Alagoas deteve um homem por crime ambiental na última sexta-feira (29), na rodovia BR 101, em Teotônio Vilela, município situado no Agreste de Alagoas.
Segundo a PRF, a ocorrência aconteceu por volta das 10h10, quando os patrulheiros faziam ronda no km 177 e abordou um homem que transportava algumas gaiolas.
Na abordagem foi identificada duas aves silvestres, popularmente conhecidas como Papa-Capim e um Curió. Os policiais observaram que apenas o Curió apresentava anilha, mas esta tinha registro de fuga de ave em 2016.
Ao ser questionado sobre a autorização para manter as aves em cativeiro, o homem informou que não possuía. Ele também foi perguntado se teria mais pássaros, afirmando que sim, estando elas em sua residência.
Com a autorização do autor, a equipe da PRF foi ao local e encontrou mais 11 aves silvestres, sendo três Galos de Campina, um Curió e sete Papa-Capim.
O autor recebeu voz de prisão e foi levado até a Delegacia de Polícia, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, o flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após o compromisso de comparecimento em juízo.
Por Assessoria / Assessoria PRF-AL