A Defesa Civil acompanha a situação de 575 pontos com risco de deslizamento ou desabamento espalhados pelos bairros de Maceió, e está em alerta com a previsão de chuva para esta quarta-feira (30).
Segundo o coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Municipal, Paulo Noronha, o monitoramento feito por meio de pluviômetro instalado na sede do órgão, no bairro do Farol, calculou 35 mm de chuva durante as últimas 24 horas e há previsão de chover mais 50 mm, o que pode encharcar as barreiras e provocar acidentes na cidade.
“Como as barreiras estavam secas, elas podem aguentar uma grande quantidade de chuva até certo ponto, mas se passar de 65 mm direto, se torna preocupante”, avalia Noronha.
Os 575 pontos de risco estão divididos em 72 complexos, parte deles monitorada com a ajuda de moradores das áreas de encostas, que compõem os Núcleos Comunitários de Defesa Civil.
Além deles, doze pluviômetros estão instalados em diferentes localidades da cidade, medindo a quantidade de chuva que cai durante todo o dia.
Os locais com a situação mais preocupante são os complexos Vale do Reginaldo, Mutange até Bebedouro, Benedito Bentes, Jacintinho e Favela do Bolão, no Farol.
O coordenador afirma que os moradores dessas áreas devem estar atentos para a quantidade de chuva que cai na cidade e, se perceberem a elevação do risco de deslizamentos de barreiras, devem deixar suas casas e procurar locais seguros, como casas de parentes.
Trânsito
Nas ruas e avenidas da cidade, a chuva também provocou alagamento em diversas localidades. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito pede atenção aos motoristas para evitar acidentes por conta da alta velocidade.
Por Deborah Freire / TNH1