Há dois anos, amigos santanenses se reúnem uma semana antes das comemorações do Carnaval para desfilarem nas principais ruas da cidade num bloco que já caiu no gosto do povo. Denominado “Gema do Pinto”, o grupo foi idealizado após ter como referência e inspiração o bloco Pinto da Madrugada, que faz a mesma atividade na orla da capital alagoana.
Trata-se de um bloco sem fins lucrativos que tem como carro chefe à liberdade de cada folião de se vestir e divertir-se da forma que desejar, ao som de paredão e bandas de frevo. “Em Alagoas, depois do Pinto da Madrugada, já se criou o Ninho do Pinto, originário de Marechal Deodoro, além do Ovo da Madrugada, que sai pelas ruas de Penedo, daí decidimos fundar a Gema do Pinto aqui em Santana”, comentou um dos organizadores do bloco, Thiago Campos Oliveira.
O foco principal é de que o povo possa se divertir e que não tenha a necessidade de pagar por isso. Cada folião poderá ir vestido costumeiramente ou se fantasiando da forma que desejar e trazendo sua bebida a gosto. “Esta será nossa terceira edição; em todas primamos pela forma independente de cada folião. Ele deve vir apenas com intenção de brincar e se divertir”, disse outro fundador do bloco, o empresário Neném, que completa: “iremos disponibilizar o espaço para a concentração, os sons que animarão o bloco e ainda teremos o apoio da Polícia Militar, garantido a segurança dos foliões”.
O bloco Gema do Pinto percorrerá as ruas de Santana no próximo domingo (8) e tem concentração marcada em frente ao Bellu’s Hotel, a partir do meio dia. Após o percurso pelas principais vias da cidade o ponto final dos carnavalescos acontecerá na Praça Dr Adelson Isaac de Miranda.
Da Assessoria com Redação