O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, ressaltou a necessidade de servidores e magistrados do Tribunal participarem do ciclo de avaliação de desempenho que o Judiciário inicia no próximo dia 15/10. “Conclamo a todo mundo para que possamos fazer a melhor avaliação possível”, disse.
O propósito básico é, um pouco mais adiante, servir de instrumento para que as promoções se realizem. Para isso, a avaliação de desempenho se constitui em um elemento central, fundamental, afirmou Tutmés Airan.
De caráter obrigatório, todos os colaboradores efetivos e comissionados precisam responder o questionário que será disponibilizado no sistema GCA, dentro do Intrajus.
O prazo de resposta se estenderá até o dia 14 de novembro. Caso não participe, o servidor poderá obter conceito insuficiente, de acordo com as regras do ato normativo n° 19/2020. As avaliações ficarão armazenadas em um banco de dados que contém o histórico de cada funcionário.
De acordo com o diretor de gestão de pessoas do TJAL, Abelardo Laurindo, as informações recolhidas são necessárias para que o Tribunal conheça os servidores e identifique a política correta de pessoal para os próximos anos. “A avaliação de desempenho tem resultado essencial porque ela identifica a potencialidade de cada servidor e as deficiências de cada um”, explica.
Sensibilização de pessoal
Os servidores envolvidos na avaliação (avaliadores e avaliados) poderão participar de sensibilização virtual realizada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP) na quinta-feira (15), das 10h às 12h. Nela, os participantes poderão entender sobre como responder o questionário, assim como compreender o procedimento de abertura dos feitos relativos ao desenvolvimento funcional.
A palestra, que ocorrerá através da plataforma Doity Play, terá limitação de 300 participantes. Quando a primeira turma lotar, serão abertas novas inscrições para datas que serão anunciadas pelo ‘Tjotinha’, via Whatsapp. O servidor deverá permanecer na transmissão ao menos 80% do tempo para que possa receber o certificado de participação.
Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail desenvolve@tjal.jus.br ou por meio da sala de atendimento virtual da DAGP no Google Meet.
Assista no vídeo abaixo, da TV Tribunal, o pronunciamento do presidente.
Por José Otávio Silveira / TJAL