A Secretaria da Defesa Social deflagrou, na noite deste sábado (25), uma grande operação com cerca de 120 policiais civis, militares e da Força Nacional. Logo na primeira abordagem, ocorrida no Jaraguá, o presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas (PT), Joaquim Brito, foi pego na Lei Seca, ao dirigir alcoolizado.
Após fazer o teste do bafômetro, foi constatado que Brito estava com o percentual de álcool no sangue em 0,36. Joaquim chegou a pedir ao secretário Dário César que o liberasse, mas não houve acordo. À imprensa, o petista afirmou que vai arcar com as consequências dos seus atos e pagar a multa que lhe for imposta. O carro dele foi retido pela polícia, sendo liberado apenas após a chegada de alguém habilitado e sóbrio.
Na mesma noite, a boate Scorpions, localizada na Chã da Jaqueira – conhecida por ser um local com livre acesso a drogas e onde menores de 18 anos são autorizados pela direção a entrar – foi fechada. A ação ocorreu em parceria com a Eletrobras. No local foi encontrada uma ligação clandestina de energia elétrica (popularmente conhecido como ‘gato’), além de drogas e menores.
A ação ocorre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sepma), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Eletrobras, Detran, BPTran e Bope.
“As operações continuarão ocorrendo em dias e horários diferentes. Os locais são escolhidos a partir de um levantamento prévio das áreas com maior incidência de cada delito”, afirmou Dário César.
Segundo o secretário, além de Maceió, vários outros municípios já foram alvo de operações, como Barra de São Miguel, Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Penedo e Igreja Nova.
As equipes agem em diversos pontos da cidade, inclusive abordando bares e ônibus urbanos.
Os policiais estão distribuídos em 28 viaturas, um guincho da Polícia Civil e dois helicópteros, que dão o apoio aéreo à operação. A ação também conta com a participação de órgãos de apoio, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Batalhão de Polícia Ambiental, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sepma), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Eletrobras, Detran, BPTran e Bope, mobilizando 280 pessoas em diferentes locais e abordagens.
Gazetaweb