Nessa quinta-feira (19), às 17h, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi, estará em Alagoas, junto ao governador Teotonio Vilela, para assinar o Acordo de Cooperação Técnica para a transferência de competência de gestão da fauna. O acordo conta com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A Cooperação Técnica vem da Lei Complementar 140, que dá aos estados competência para aprovação dos criadouros, fiscalização e apreensão da fauna silvestre, que antigamente era feito pelo Ibama. “O presidente do Ibama vir até Alagoas para assinar esse acordo é um sinal de prestígio para o nosso Estado. É um sinal de reconhecimento do nosso trabalho, que em sete anos protegeu mais de 6 mil hectares de unidade de conservação da Mata Atlântica”, disse o presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.
Para que Alagoas passe a exercer os trabalhos antigamente realizados pelo Governo Federal, é preciso que técnicos do IMA sejam capacitados. “Um dos compromissos do Ibama nesse acordo, é que ele capacite nossos técnicos. Vamos ter uma grande autonomia, melhorar nosso trabalho e nos aproximar ainda mais do Ibama”, finalizou o secretário Napoleão Casado.
Do AL1