Presidente da AMA solicita ao Governo do Estado andamento dos projetos da construção de aterros sanitários

31 out 2014 - 14:30


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas esteve no final da tarde desta quinta-feira, 30, no gabinete do governador Teotônio Vilela Filho para tratar sobre questões referentes à execução da Lei de Resíduos Sólidos. Dantas solicitou a reunião para manter o diálogo com as secretarias de Estado responsáveis pelos projetos.

O Secretário Adjunto de Obras, Transporte e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Jamerson Cavalcante expôs a situação dos projetos de obra dos aterros sanitários. Alagoas foi dividido em 7 regiões (Metropolitana, Norte, Sul, Sertão, Zona da Mata, Agreste e Bacia Leiteira); o projeto de uma delas já está em andamento, três estão em elaboração pela Seinfra e 3 já estão prontos, apenas aguardando o processo licitatório. No encontro, o governador Téo Vilela autorizou a licitação. A expectativa é que o contrato com a empresa que construirá os aterros sanitários dessas regiões seja assinado até o final do ano.

Já os planos intermunicipais de gestão de Resíduos Sólidos foram elaborados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e necessitam de verba para ser colocados em prática. Teôtonio Vilela se comprometeu em articular com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para garantir os recursos necessários. Vilela vai solicitar uma audiência com a ministra para a próxima quarta-feira, 05, em Brasília.

Também estiveram presentes na reunião o secretário da Semarh, Arthur Rogério Ferreira e os prefeitos de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, de Monteirópolis, Elmo Medeiros, e de Olho d’Agua das Flores, Esther Damasceno.

Por AMA/AL

Comentários