Prefeituras e Detran devem fazer registro de cinquentinhas imediatamente

27 Maio 2014 - 07:36


Motoristas das cinquentinhas vão ter que se ajustar (Foto: Chapada Oline)

Motoristas das cinquentinhas vão ter que se ajustar (Foto: Chapada Oline)

Os ciclomotores (veículos de duas rodas com até 50 cilindradas ), as populares cinquentinhas, em todos os municípios alagoanos devem ser licenciados, registrados e fiscalizados. E isso é já. A determinação é do Conselho Estadual de Trânsito e põe fim a uma discussão que se arrastava há cerca de dois anos, com o reconhecimento da resolução 15/2012 do Cetran pelo Poder Judiciário, na semana passada.

Em Arapiraca, onde parece haver mais esse tipo de veículos do que humanos, a decisão traz também um pouco mais de segurança, seja no trânsito ou ainda para a vida urbana como um todo.

No trânsito, as cinquentinhas representam um verdadeiro problema social. Antes, sem a obrigação de usar os itens de segurança (ressalte-se, o capacete) e de emplacamento, os condutores aproveitavam para cometer todo tipo de barbaridade, desde não respeitar semáforos até transportar mais que dois indivíduos, inclusive crianças sem nenhuma proteção.

CLIQUE AQUI e veja a resolução do Detran

O resultado de tudo isso: o alto número de acidentes envolvendo ciclomotores, sempre com vítimas. Quem reside em Arapiraca, em geral, conhece um vizinho, um amigo que, em virtude de um acidente, perdeu os movimentos dos braços, das pernas, faleceu ou ainda teve que passar por um longo período de recuperação.

Os ciclomotores também são uma ameaça para a vida social ao serem utilizados por menores para cometer ilícitos, como pequenos roubos. Os infratores se valiam (ou se valem) do baixo custo de uma cinquentinha, da falta – que existia – de documentação, para usá-las como meio para roubar a qualquer hora do dia, e conseguir fugir com mais rapidez. Com a obrigação do registro será, espera-se, mais fácil identificar os proprietários e coibir o uso ilícito.

Ainda que os trabalhadores que usam o transporte para atender às suas necessidades privadas contestem que estão sendo prejudicados pela horda de criminosos, é importante ressaltar que a resolução do Cetran será, no entanto, um benefício maior para toda a sociedade.

Por Clau Soares / Sete Segundos

Editado pela Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários