No 3º dia da Capacitação para Cadastradores, foram discutidas as Condicionalidades do Programa Bolsa Família.
As Condicionalidades do Programa Bolsa Família deram o norte à discussão no terceiro dia de Capacitação para Cadastradores – Digitadores do Cadastro Único/Programa Bolsa Família.
Para o Senhor Paulo Cesar – Coordenador do Programa Bolsa Família – As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
De acordo com a Secretária Nilma França a preocupação deve ser sempre em defesa da vida, pois sem este sentimento seria impossível desenvolver um trabalho sério e comprometido com a erradicação da miséria.
A Secretária conclui dizendo que “a nossa maior preocupação é com a busca de ações voltadas ao atendimento das pessoas que vivem uma condição socioeconômica limitada”.
O Senhor Cleiton – Palestrante responsável pela Capacitação – iniciou as atividades deste dia com um vídeo. O conteúdo retratava a não aceitação do Programa Bolsa Família por parte do segmento midiático do sul do país. Em seguida os participantes puderam formular perguntas acerca dos papéis do Estado enquanto mantenedor do PBF e da Família enquanto usuária do mesmo.
Por Juca Souza/Ascom SEAS