Foi realizada nesta terça-feira (8) a entrega oficial do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla de Paripueira. O documento – entregue ao prefeito Abrahão Moura pelo superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Anivaldo Miranda – contém o diagnóstico e um plano de ações para a melhoria da orla marítima do município.
O PGI é a culminância das ações do Projeto Orla, trabalho conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Semarh e a Prefeitura de Paripueira. O projeto vem sendo realizado desde 2010, quando ocorreram oficinas, audiências públicas, pesquisas e trabalho de campo envolvendo a população e órgãos responsáveis no diagnóstico dos problemas da orla e na busca de soluções.
De acordo com Anivaldo Miranda, o PGI de Paripueira recebeu a chancela do MMA e do Ministério do Planejamento e já pode ser utilizado como instrumento de ordenamento participativo e democrático da orla do município. Ele afirma ainda que o projeto de urbanização da orla, primeiro item do PGI, já começou a ser discutido e será elaborado com a participação do Comitê Gestor do Projeto Orla em Paripueira.
Na entrega, foi discutida a retomada das atividades do Comitê Gestor e o cronograma de trabalho conjunto para a implementação das metas do plano. O Comitê Gestor de Paripueira é formado pela prefeitura, Semarh, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Superintendência de Patrimônio da União (SPU), Colônia de Pescadores e Associação de Bares e Restaurantes, entre outros membros da sociedade civil e poder público.
Além de Paripueira, a Semarh está discutindo a realização do Projeto Orla no município de Marechal Deodoro e aguarda a iniciativa de outros municípios para iniciar os trabalhos em suas respectivas orlas.
Por Ascom Semarh