Prefeitos de AL vão a Brasília pedir aumento no repasse do FPM

12 Maio 2014 - 13:00


IMAGEM: CNM Divulgação

IMAGEM: CNM Divulgação

Cinquenta prefeitos de Alagoas já estão em Brasília para participar da XVII Marcha a Brasília em defesa dos municípios. Ao lado outros prefeitos do país, eles vão pedir à presidenta Dilma Rousseff o aumento em 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O evento, que segue até o próximo dia 15 de maio vai discutir melhorias para os municípios brasileiros além de questões como a apreciação da nova Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal, mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) pra melhorar a arrecadação municipal, o Encontro de Contas Previdenciárias entre União e Municípios e alternativas para que as desonerações de impostos não impactem negativamente as finanças municipais.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o evento será um local importante para a discussão e uma possível resolução dos problemas enfrentados pelos prefeitos do país.

Os participantes da Marcha devem assistir a um debate com os presidenciáveis, no dia seguinte, 14 de maio. Os cinco primeiros pré-candidatos ao cargo de Presidente da República, apontados nas pesquisas de opinião, foram convidados para responder perguntas no auditório principal da Marcha. Eles poderão expor também as propostas em benefício à autonomia e respeito ao ente Município.

Marcha ao Congresso e Arenas Técnicas

Ainda no dia 14 de maio, após a aprovação da pauta, os participantes seguem para o Congresso Nacional, onde ocorrem o encontro dos municipalistas com as bancadas estaduais. Na ocasião, os prefeitos expõe a pauta nacional e também abordam temas peculiares de cada Estado.

Nos intervalos do plenário, especialistas da CNM das principais áreas da gestão municipal comandam as Arenas Técnicas. Nelas haverá informativos, alertas, orientações e direcionamentos sobre os mais variados temas, como Saúde, Educação, Defesa Civil, Saneamento, Habitação, Agricultura, Jurídico, Cultura, Desenvolvimento Social, Observatório do Crack, entre outros.

Durante cada apresentação nas Arenas, os técnicos da CNM devem apresentar os livros e cartilhas lançados pela entidade durante a Marcha.

Por Assesoria

Notícias Relacionadas:

Comentários