A cerimônia começa na Câmara de Vereadores e segue até a Prefeitura Municipal.
Políticos eleitos para os cargos de prefeito, vice e vereadores tomam posse neste domingo (1) em todos o país. Na cidade em Santana do Ipanema, treze deles vão estar nas cerimônias do Poder Legislativo e Executivo.
A programação divulgada pela Câmara de Santana marcou para as 16h, no plenário da Casa Tácio Chagas Duarte o inicio da posse do prefeito e sua vice, Isnaldo Bulhões e Christiane Bulhões, ambos do PMDB.
Também serão empossados os 11 vereadores: Mário Siqueira Silva (PMDB), José Marciano Augusto dos Santos (PPS), Genildo Bezerra (PR), José Lourenço da Silva (PMDB), José Vaz (PP), Maria Audilene da Silva (PR), Moacir Junior Alvez (PMDB), Roberto Cezar Oliveira (PV), José Lucas Junior (PV), Eudes Vieira da Paixão (PSB) e Jacson Humberto Chagas (PSol).
Ritual
Segundo ordena o regimento interno da Câmara, em seu Art.4, parágrafo 1º, a sessão solene deve ser conduzida pelo vereador que tenha sido Presidente mais recente, no caso o vereador reeleito Genildo Bezerra, o Papa Tudo.
Um dos primeiros atos dos trabalhos será o juramento, inicialmente feito pelos vereadores e logo em seguida do prefeito e vice-prefeita. Terminada esta parte é dada a palavra ao gestor municipal para seu primeiro pronunciamento.
Logo em seguida a sessão será encerrada e iniciada mais uma vez, isto para a segunda parte da solenidade, que trata-se da eleição da mesa diretora. Será pedido o encaminhamento das chapas concorrentes e consequentemente sua votação, que também segundo o regimento é feita de forma secreta.
Transmissão de cargo
Ao fim da posse e fala, o prefeito então empossado se dirigirá até a sede do Poder Executivo, onde fará com o antigo gestor a chamada transmissão de cargo. Até o fechamento da matéria a assessoria da Prefeitura não detalhou como se daria esse ritual, se limitando apenas a dizer que receberia os eleitos após a sessão da Câmara.
Por Lucas Malta / Da Redação