Prefeito Mário Silva é destaque em reunião sobre educação na AMA

05 ago 2013 - 22:42


Em reunião realizada na AMA, nesta segunda-feira (5), o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva (PV) falou da importância de pensar com coragem  e determinação para otimizar a educação.

Mario

(Foto: arquivo Alagoasnanet)

Uma metodologia que otimize recursos e melhore os índices da educação foi discutida entre os prefeitos, na reunião desta segunda-feira (05), da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Os gestores estão preocupados com o pouco recurso distribuído pelo governo federal para a administração da educação e estão revendo uma forma de reorganizar a rede de ensino.

Técnicos do Instituto Alfa e Beto (IAB), a convite da AMA, apresentaram um levantamento para melhorar o rendimento do transporte escolar e o atendimento da zona rural, de acordo com uma análise dos números da educação. A secretária estadual de Educação, Josicleide Moura, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ana Paula Torres, também estiveram presentes.

“Quem consegue concluir o ensino fundamental tem um salário superior ao mínimo. Educação é um bom negócio para todos”, afirmou o professor João Batista, do Instituto. Dados do MEC de 2012, mostram que Alagoas perdeu cerca de R$ 105 milhões com a evasão escolar e a reprovação.

Valores que, para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, podem ser reduzidos com a gestão da educação direcionada, tendo como prioridade o aluno. “Junto com o Estado e a Undime podemos melhorar esses números. Precisamos utilizar os recursos para a melhoria dos estudantes”, afirmou o presidente.

Em algumas cidades, o Instituto realizou um mapeamento da rede escolar, levando em conta as rotas dos ônibus escolares e a distância das residências dos alunos. “Uma redução de custos de 10% a menos de alunos a serem transportados e 25% de diminuição na quilometragem em apenas um município”, afirmou Tiago Tinti, técnico do Instituto. Os estudos, se realizados em outras regiões, podem reduzir entre 20 e 40 % dos custos municipais voltados para educação.

Para a secretária estadual, Josicleide Moura, a situação do transporte escolar é crítica em toda Alagoas. “A parceria entre os municípios já existe e pode melhorar esses índices”, afirmou.

O prefeito de Santana do Ipanema, Mario Silva lembrou que é preciso direcionar a gestão. “É importante pensar em gestão com coragem e determinação para melhorar a educação”, afirmou.

Com Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários