O prefeito de Santana do Ipanema, professor Mário Silva, apresentou, na manhã desta quarta-feira (13), as mudanças que pretende realizar no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Secretaria Municipal de Educação aos professores e demais profissionais em educação.
A secretária de Educação, Renalda Martins, destacou que as mudanças no PCCV foram elaborado por um especialista em educação, o professor Milton Canuto, presidente estadual do Fundeb, sem que a secretaria fizesse qualquer tipo de interferência na proposta apresentada. Renalda acredita que o plano seja o melhor para a categoria em Santana do Ipanema.
O evento ocorreu na quadra no menor São Miguel Arcanjo, na oportunidade o prefeito Mário Silva, falou das irregularidades existentes na pasta, e que o município vem passando dificuldades para concluir a folha de pagamento, devido ao excesso de profissionais fora da atividade. “O pensamento é melhorar os salários de todos os servidores da educação. Os que estão fora da sala de aula terão que voltar até janeiro, caso não aconteça terão seus salários cortados”, afirmou.
Segundo o gestor, os afastamentos legais deverão, como por exemplo, os casos de saúde, que terão de ir para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Mário Silva destacou que, “o novo PCCV trará melhoria em relação aos vencimentos de todos que trabalham na educação do município, corrigindo várias distorções nos vencimentos da categoria”.
O prefeito anunciou ainda a nomeação de 158 servidores aprovados no concurso público realizado em 7 de abril deste ano. “Iremos chamar todos os professores que preenchem as vagas divulgadas no edital do referido concurso”. Os novos profissionais irão atuar já a partir de janeiro de 2014.
O prefeito também garantiu para os professores o pagamento do terço de férias nos quatros anos da sua gestão.
Logo após a fala do prefeito, o professor Milton Canuto, apresentou as modificações realizadas no PCCV, as quais garantem avanços significativos para toda a categoria. Milton também esclareceu que esse plano é um dos melhores que ele já trabalhou em Alagoas, “só o da cidade de São Miguel dos Campos, é semelhante”, afirmou.
Com a aprovação do PCCV muitas categorias existentes na educação terão nova nomenclatura. A valorização do servidor será implanta com os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica e acessão profissional durante sua carreira. Na próxima quarta-feira (20) o prefeito e o professor Milton Canuto para discutir a previdência própria do município, na quadra do menor.