Prefeita vê agricultura como melhoria de vida do homem do campo

11 jan 2013 - 16:59


Prefeita Ester ao lado do senhor Dedé

Na manhã desta sexta feira (dia 11/01) a prefeita Ester Damasceno do Município de Olho d’Água das Flores – Al, acompanhada de sua assessoria e Secretária Municipal de Agricultura Ana Paula Fernandes, foram visitar o Projeto de barragem subterrânea no Sitio Bananeira, município de São José da Tapera, afim de conhecer tal modelo, tendo como propósito inovar e investir na agricultura familiar da população rural Olhodaguense.

O projeto beneficia agricultores familiares e é desenvolvido através das parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Combate a Seca – MDS, a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) que é uma rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida. Sua missão é fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido referenciados em valores culturais e de justiça social, Cactus e pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) que é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido da ASA.

O objetivo do programa ( P1 + 2) é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Prefeita acompanha de perto ações do projeto como produção de hortaliças e poços artesianos (Foto: Assessoria)

O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos. As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir dos seguintes critérios:

• Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC

• Mulheres chefes de família

• Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade

• Crianças e adolescentes frequentando a escola

• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos

• Portadores de necessidades especiais.

A prefeita e sua comitiva fora recebida pelo Sr. Edésio Melo – Seu Dedé -, que explicou que o projeto é uma forma de salvar vidas devido a escassez de água no sertão. Relatou ainda que a barragem subterrânea abrange uma área de 800m² com 8 metros de profundidade além de 2 poços artesianos, retendo 70 milhões de litros de água, utilizada para uso domestico e irrigação de hortaliças, frutas e milho. Atualmente seu Dedé produz coentro, cebola, alface e milho, abastecendo o comercio de São José da Tapera diariamente, chegando a faturar mais ou menos R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) mensalmente.

Ester Damasceno e Ana Paula Fernandes demonstraram-se entusiasmada com o projeto e pretende estende-lo no município de Olho d’Água das Flores, visto que já existe uma família que fora contemplado com o mesmo em nosso município.

Segundo a prefeita e a secretaria a expansão do projeto no município deverá ser de imediato visto ser uma forma de combater o êxodo rural e promover geração de renda e qualidade de vida para a população rural.

 Por Assessoria

Comentários