Proprietários e possuidores de imóveis rurais ainda têm até o dia 16 deste mês de agosto para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) do exercício de 2022 no Incra, sem pagar multa e juros.
O CCIR e a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa podem ser acessados pelo site do Incra, clicando num banner exclusivo, ou pelo CLICANDO AQUI. Por meio de celulares e tablets, pode ser baixado o aplicativo “SNCR Mobile” e ser feito o acesso diretamente por ele.
O chefe da Divisão de Governança Fundiária do Incra em Alagoas, José Everaldo Moraes de Lima, explicou que as pessoas que tiverem qualquer tipo de dificuldade no acesso à internet podem procurar a sede do Incra diretamente. Em Maceió, a Sala da Cidadania, apta a receber os interessados, fica na sala 407, no quarto andar da sede da autarquia, no calçadão da Rua do Livramento, número 148, no Centro, das 8h às 17h.
Caso a quitação não ocorra até a data limite, haverá cobrança de multa e juros. Débitos da taxa de anos anteriores serão cobrados no atual certificado.
Sem o CCIR, proprietários ou possuidores de terra ficam sem poder fazer qualquer alteração nas características e titularidade do imóvel. E, também, sem poder acessar créditos em bancos.