Possibilidade de racionamento de eletricidade é prevista por especialistas

18 fev 2015 - 11:30


Foto: Jean Souza / Alagoas na Net

Foto: Jean Souza / Alagoas na Net

Especialistas do setor elétrico preveem que o racionamento de eletricidade é inevitável e que deve ocorrer em no máximo 100 dias. O atual nível dos reservatórios e a previsão pluviométrica esperada provavelmente não serão suficientes para aumentar o nível de água necessário para superar o período da seca de maio a outubro. Ou seja, entre o final de abril e começo de maio é esperado um anúncio oficial de racionamento.

A demora pelo anúncio do racionamento ou até de uma ampla campanha de racionalização do uso da água está piorando a situação e prejudicando ainda mais o nível dos reservatórios.

Os especialistas acreditam que o racionamento deverá ser entre 5 a 30% da carga. Um alívio pode vir da desaceleração da produtividade brasileira, o que não é um fator positivo para o Mercado.

Limites

A análise se baseia no limite mínimo necessário para o nível dos reservatórios proposto pelo próprios ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo Braga o limite é de 10% a ser atingido no último trimestre do ano. Porém para chegar a esta porcentagem é necessário que os reservatórios estejam com 35% de sua capacidade antes da época da seca. Para isto, o volume de chuvas até o mês de abril deveria ser 70% do que a média histórica o que não aconteceu até agora.

Da Agência CNM com informação do Estadão

Notícias Relacionadas:

Comentários