Por unanimidade, vereadores derrubam veto do prefeito, contra mudanças no PL da Lei das OS’s

08 jul 2016 - 15:27


Além da importância que o assunto tomou nos últimos meses, a sessão desta sexta também contou com outros elementos relevantes para o resultado.

Vereadores derrubaram o veto do prefeito (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Vereadores derrubaram o veto do prefeito (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Os vereadores da cidade de Santana do Ipanema decidiram nessa sexta-feira (8) derrubar o veto do prefeito Mário Silva, contra as mudanças no Projeto de Lei 14/2015, que propunha alterações à Lei 796/2009, a popular Lei das OS’s.

A proposta é oriunda do Poder Executivo, mas acabou recebendo emendas supressivas e modificativas por parte dos parlamentares, antes de sua aprovação por unanimidade.

Para justificar o veto, o gestor de Santana do Ipanema disse que as emendas descaracterizavam o PL original, pondo inclusive abuso de um poder contra o outro.

Essa se tratava da segunda sessão pública para avaliação desses vetos em menos de uma semana. Na última quarta-feira (6) o presidente da Casa, Genildo Bezerra convocou uma extraordinária para resolver o impasse, mas os edis decidiram somente hoje apreciar.

Juntou gente

Além da importância que o assunto tomou nos últimos meses, a sessão desta sexta também contou com outros elementos relevantes para o resultado. O plenário da Casa Tácio Chagas Duarte ficou lotado de expectadores, que mesmo antes do inicio dos trabalhos já realizavam um ‘apitaço’. Eles levaram cartazes e entoaram coro em favor a derrubada do veto.

Presentes lotaram as dependências da Câmara de Santana (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Presentes lotaram as dependências da Câmara de Santana (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Se não fosse o bastante, horas antes da sessão, tanto os vereadores, quanto aqueles que já se chegavam ao Poder Legislativo foram surpreendidos com a informação de que a sessão deste dia não seria transmitida através de emissora de rádio, como de costume.

O motivo foi uma ação movida pelo radialista Fernando Valões, que acusou alguns pré-candidatos de usarem o espaço como palanque político. Com isso, o juiz eleitoral, Diego Araújo Dantas decidiu conceder uma liminar determinando que a Câmara se abstivesse da transmissão em qualquer veículo de massa.

A votação

Num clima de suspense e bastante atenção, o presidente da Casa, Genildo Bezerra, começou os trabalhos abrindo o pequeno e grande expediente. Somente no segundo ouve manifestação dos parlamentares.

Quem usou praticamente todo o seu tempo, e mais um pouco foi o vereador José Vaz. Em sua fala ele se mostrava ainda indeciso quanto a questão da derrubada ou mantimento do veto, informando inclusive que teria sugerido um requerimento para o adiamento da sessão.

Para explicar a situação ele falou que nesse episódio entre ficar o IPAS ou o ISAC, a primeira entidade mantenedora, e a segunda suposta candidata a assumir o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, existia coisas obscuras e que muita gente não sabia. “Existem forças políticas nesse meio que eu ainda não entendi. Eu precisaria de mais tempo pra saber disso, mas se for pra votar isso hoje, vamos o fazer”, declarou.

A vereadora Maria das Dores Dantas, a Dora de Ubiratan também fez uso da palavra, endossando as palavras do colega de bancada, acrescentando também que o debate não poderia apenas ser para quem vai ficar ou quem vai sair, mas sim se os serviços vão continuar sendo mantidos.

Terminado as falas os vereadores aguardaram alguns minutos, procederam com a votação de forma aberta e decidiram por 9 votos a zero a derrubada de todos os vetos do prefeito Mário Silva.

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários