Polícia Militar no Sertão celebra Dia das Crianças com atividades em Piranhas

13 out 2014 - 01:29


Foto: Assessoria Copes

Foto: Assessoria Copes

Foi realizado na manhã deste domingo (12), Dia da Criança, uma ação social promovida pela Companhia de Operações Especiais do Sertão (COPES), da Polícia Militar, com 15 crianças, todas alunas da rede municipal de Educação Infantil da cidade de Piranhas. Foram realizadas brincadeiras, aula de arte marcial, distribuição de brindes, passeio pela cidade, bem como um momento de conscientização sobre cidadania e o papel da polícia.

Segundo a diretora do Centro de Educação Infantil Antônio Rodrigues Pereira, Janeclei Costa, a iniciativa surgiu do próprio contato realizado com os membros da guarnição que fazem o policiamento na cidade.

A educadora destacou ainda que “é preciso aproveitar a força de persuasão que a posição do policial tem como modelo junta às crianças, para ensiná-las sobre cidadania plena”. A coordenadora da creche, Ana Maria Tavares, completou informando que ações come esta serão feitas novamente junto da Polícia Militar, bem como de outros órgãos.

Neste ano, a Polícia Militar de Alagoas formou o grupo especializado em ações no terreno da caatinga, assim como outros Estados já haviam feito: CIOSAC em Pernambuco, PEPAC em Sergipe, CEPAC na Bahia. Em Alagoas, a recém-criada COPES é responsável pelo reforço do policiamento em toda área do Sertão.

“Ela surge com esse diferencial, em relação às suas congêneres em outros Estados”, diz o coronel Eduardo Apolo Lucena, fundador da companhia, que completa, “além ser um instrumento de repressão qualificada, principalmente no combate às ações criminosas de maior vulto, a COPES segue a tendência mundial de ter um olhar à comunidade, nesse caso ao povo sertanejo”.

Conforme o coronel Robson Cavalcante, que assume o comando do Sertão, “essa aproximação com a comunidade será um dos pilares da atuação policial na região”.

Depois de muitas atividades lúdicas o cabo Josiel, comandante da volante que proporcionou a interação, recebeu em nome do comando da Companhia integrantes do Pelotão de Pelotão (PEPAC), vinculados ao batalhão de Canindé do São Francisco. Além da integração em atividades policiais rotineiras, os policiais sergipanos vieram participar a atividade social realizada em Piranhas.

Da Assessoria Copes com edição da Redação

Comentários