A Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) está investigando crimes de extorsão sexual através da internet e praticados por uma quadrilha especializada. O delegado da Seção Antisequestro e crimes cibernéticos, e que coordena as investigações, Thiago Prado, disse em entrevista a imprensa nesta quarta-feira (25) que dez casos foram encontrados e há políticos alagoanos entre as vítimas.
No golpe, os criminosos criam perfis falsos de mulheres nas redes sociais e seduzem as vítimas enviando e trocando fotos íntimas (‘nudes’) que são usadas postereriomente como meio para extorquir dinheiro delas. Eles ameaçam divulgar as fotos caso não recebam a quantia em dinheiro que exigem.
Segundo o delegado, a maioria das vítimas é casada e tem mais de trinta anos. O crime acontece em vários estados do país e as vítimas acabam cedendo a chantagem por medo de ter as imagens divulgadas e que os cônjuges descubram.
Thiago Prado alerta que possíveis vítimas deste golpe devem procurar a polícia, registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia e informar os dados bancários fornecidos pelos criminosos para o pagamento. Além disso, o delegado lembra que não enviar fotos íntimas para pessoas desconhecidas pode evitar que as pessoas caiam no golpe.
Por CadaMinuto