Polícia Federal faz operação contra fraudes no INSS

14 dez 2012 - 10:19


Equipes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (14) na cidade de Maceió, uma operação para preder acusados de crimes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Cerca de 20 mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos e de acordo com primeiras informações, quatro pessoas já foram presas, além de outras vinte já foram conduzidas para prestar esclarecimentos na sede da PF.

A operação, chamada de CID-F II, é a segunda parte dos trabalhos feitos em outra operação da PF(Operação CID-F I), onde em junho do ano passado médicos e beneficiários do INSS foram presos acusados de envolvimento em uma fraude milionária. O nome dado a ação, faz alusão ao código de doenças psiquiátricas, visto que, muitos das fraudes eram realizadas por “falsos deficientes”.

Desta vez a ação da PF visa diversos servidores do órgão, entre contadores, aliciadores e funcionários diretos do INSS. De acordo com informações do delegado Antônio Miguel Pereira Júnior, a Polícia Federal investigava uma quadrilha que se utilizava de empresas diversas para inserção de vínculos fictícios nos sistemas informatizados da Previdência Social visando à obtenção de benefícios previdenciários, dentre outros, de auxílio-doença, aposentadorias por invalidez e por tempo de contribuição.

Caso sejam indiciados, os acusados nesta operação poderão responder pelos crimes de estelionato, inserção de dados falsos no sistema da Previdência Social, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.

Mais detalhes, bem como os nomes dos presos e os materiais apreendidos deverão ser apresentados em uma coletiva de imprensa da Polícia Federal, ainda na tarde desta sexta-feira.

Da Redação com TNH1

Notícias Relacionadas:

Comentários