A Polícia Civil vai utilizar todo o seu efetivo e está disponibilizando mais nove delegacias de plantão exclusivas para garantir a segurança dos foliões durante o período carnavalesco em Alagoas, em 2014.
O plano operacional da instituição, denominado “Folia com Segurança”, foi apresentado durante entrevista coletiva, no auditório da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), na manhã desta sexta-feira (24), com as presenças do secretário Eduardo Tavares. Também foram apresentados as estratégias de segurança da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para o Carnaval.
O plano operacional da Polícia Civil foi detalhado pelo delegado Flávio Saraiva, diretor da Deinfo (Diretoria de Estatística e Informática), que representou o delegado-geral Carlos Reis. Ao todo, serão 23 delegacias plantonistas no Estado. “Vamos utilizar todo nosso efetivo. As férias dos policiais civis, inclusive estarão suspensas nesse período carnavalesco para que possamos garantir a tranquilidade dos foliões alagoanos”, afirmou o delegado.
A mobilização dos policiais civis começa já na noite da sexta-feira (28) com o acionamento do plano operacional, na região metropolitana de Maceió, onde o Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) disponibiliza três delegacias plantonistas na Central de Flagrantes, situada no bairro do Farol (Avenida Fernandes Lima, em frente ao Hospital do Açúcar).
Além dela, também estarão atendendo à população, Deplans criadas especialmente para o Carnaval em Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira – que atenderá também as ocorrências registradas em Barra de Santo Antônio. “A ideia é atender com maior atenção aqueles municípios onde os festejos carnavalescos são mais tradicionais e atraem maior número de foliões”, explicou o delegado Flávio Saraiva.
Todas as Regionais terão plantões durante 24 horas no Carnaval: Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Matriz do Camaragibe, Viçosa, Novo Lino e União dos Palmares. Também haverá delegacias de plantão, em caráter especial, nas cidades de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Coruripe, Maragogi e Atalaia.
A Corregedoria de Polícia Civil disponibilizará equipes plantonistas para fiscalizar os trabalhos da Polícia Judiciária, bem como o fiel cumprimento de todas as determinações delineadas pela direção do órgão, sem prejuízo das demais obrigações legalmente previstas.
A Diretoria de Recursos Especiais – DRE, por meio de seus grupamentos especiais, vão cumprir escala de plantão, durante o período carnavalesco, com objetivo de atender a quaisquer ocorrências no âmbito de suas atribuições.
“Com esse planejamento esperamos garantir que o Carnaval alagoano transcorra com tranquilidade, inclusive verificando-se a integração de todas as forças de segurança, conforme é a determinação do governador Teotonio Vilela Filho e orientação do secretário Carlos Reis”, disse o delegado-geral Carlos Reis.
Ascom/PC