Policiais Civis do 56º Distrito Policial de Girau do Ponciano, em parceria com a Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA-2) e delegacia Regional de Arapiraca (4 º DRP), realizou uma operação nesta quarta-feira (9) e efetuou a prisão de dois acusados de assassinar o vereador por Girau do Ponciano, Jailton da Costa Gama, assassinado no ano passado.
José Givaldo Dantas Martins, de 43 anos, e Manoel Messias da Silva, 33, foram presos numa região da zona rural do município do Agreste. Segundo a PC, durante a ação, Manoel foi flagrado com uma espingarda calibre 28, que foi apreendida e ele autuado por posse ilegal de arma de fogo.
Todo o trabalho foi comandado pelo delegado Itamar Uchôa Garcia, do 56º DP, que após conseguir os mandados de prisão, através do juiz José Braga Neto, conseguiu efetuar a prisão os acusados. Após serem ouvidos na distrital, ambos foram encaminhados a Casa de Custódia de Arapiraca, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O delegado Itamar não informou o motivo que teria levado aos acusados cometerem o crime, mas relatou que a dupla faz parte de uma quadrilha envolvida em 15 homicídios cometidos nos municípios de Girau do Ponciano, Campo Grande e Traipu, além de assaltos e roubos de cargas na região do Agreste.
Morte do Vereador
O vereador de Girau do Ponciano, Jailton da Costa Gama (PMDB), tinha 46 anos quando foi executado a tiros na noite de 20 de julho de 2013, em frente ao matadouro da cidade. De acordo com informações do inquérito, a vítima estava na rua, quando foi abordado por dois homens numa motocicleta e efetuaram um disparo.
‘Em julho de 2007, o parlamentar se envolveu numa polêmica que ganhou repercussão nacional. Ele foi acusado de tramar a morte de um colega do Legislativo local, o também vereador Jarbas Pereira Lopes, que na época ocupava a presidência do Legislativo. Uma gravação de áudio revelou a trama contra o edil.
Da Redação com Assessoria PC/AL