Polícia brasileira matou seis pessoas por dia nos últimos cinco anos

11 nov 2014 - 09:00


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

No Brasil, 11.197 pessoas foram mortas por policiais num período de cinco anos. Entre 2009 e 2013, a polícia brasileira matou seis pessoas por dia. A título de comparação, a polícia dos Estados Unidos matou, em 30 anos, 11.090 pessoas. Um estudo completo ainda será divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira, 11 de novembro. O levantamento compõem o 8.º anuário de segurança pública.

As policias com maior número de mortes são as do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Só a polícia fluminense matou, em 2009, 54% do total de todo o país. Mas, houve uma boa notícia relacionada ao Rio, mesmo no topo do ranking, foi constata redução pela metade na quantidade de homicídios neste Estado.

O estudo não leva em consideração o número de mortes quando o policial está fora do trabalho, em dias de folga, por exemplo. Essas mortes não são contabilizadas pela polícia. Nem mesmo os homícidios durante o expedidente eram registrados, mas nos últimos anos o Fórum tem mudado isso e conseguido contabilizar as mortes. Apenas 11 Estados a fazem, os outros ainda não possuem essa prática.

Segurança

A 8.ª edição do anuário de segurança pública também mostrou que os gastos com Segurança Pública chegaram a R$ 258 bilhões em 2013. Isso equivale a 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, os investimentos no setor cresceram 8,65% no ano passado, em relação a 2012.

Por Agência CNM

Notícias Relacionadas:

Comentários