Pobreza compromete aprendizado e contribui para baixo nível educacional em Alagoas

11 dez 2012 - 09:54


Inês Matoso é doutora em Linguística

A professora Maria Inez Matoso Silveira apresenta propostas para enfrentar a realidade do Estado no que diz respeito ao nível educacional que continua detentor do maior índice de analfabetismo do País. Ela aponta vários fatores que contribuem para o que considera “caótico quadro educacional”, a começar pelo pouco investimento em educação e cultura e pelo descaso na formação do alfabetizador. Assim, a pesquisadora não descarta o quanto a histórica pobreza cultural de Alagoas tem reflexos significativos no baixo nível educacional local.

Doutora em Linguística e docente do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, Inez Matoso, defende a necessidade de rever a metodologia da alfabetização nas escolas; revitalizar bibliotecas públicas e escolares; formar professores promotores e mediadores de leitura; e cuidar da preparação de professores alfabetizadores para atuarem em escolas públicas. Essas são algumas das propostas apontadas pela professora para o “enfrentamento do preocupante nível educacional em Alagoas”.

“Diferentemente de Pernambuco e da Paraíba, Alagoas sempre ficou atrás nas políticas de acesso da população aos chamados bens culturais. É histórica no Estado a preocupação de domínio político centralizador e manipulador de posses, passada de geração a geração. Em Pernambuco a preocupação de enraizar a cultura resultou em referências até hoje de personalidades como Ariano Suassuna, Joaquim Nabuco, Gilberto Freyre, dentre outros”, enfatizou Inez Matoso, que é orientadora de pesquisas de mestrado e doutorado e integrante dos programas de pós-graduação em Educação, Letras e Linguística na Ufal.

Ela adianta que tem orientado estudos sobre compreensão leitora e há comprovação de que, em Alagoas, crianças chegam ao 6º ano analfabetas e jovens de 15 anos de idade apenas leem palavras isoladas. “Eles ingressam no ensino médio sem compreender textos mais elaborados ou de mediana complexidade. Muitos desses jovens chegam à universidade e provavelmente terão um desempenho deficiente. De fato, alguns jovens universitários têm baixos níveis de compreensão de texto e de letramento. Em sua maioria, eles procuram cursos das áreas das humanidades, como Pedagogia e Licenciatura”, enfatizou Inez Matoso.

Declínio da educação em Alagoas

Segundo a professora, o início da derrocada educacional em Alagoas se deu partir da década de 80, com a adesão de professores ao Plano de Demissão Voluntária, conhecido por PDV. Para ela, a adesão ao plano causou a perda de muitos profissionais experientes e preparados, que seriam uma reserva intelectual e cultural no Estado. “Por falta de concursos na área, eles passaram a ser substituídos até hoje por monitores”, afirmou.

“Na década de 70, havia em Alagoas uma atmosfera muito promissora do ponto de vista cultural e educacional no Estado, que se perdeu a partir dos anos 80 com o PDV. Por falta de políticas adequadas, a educação pública estadual trabalha com monitores, que são inexperientes no ensino. Quando começam a ganhar experiência têm o contrato, que é de dois anos, vencido e, às vezes, não renovado”, disse Inez Matoso.

Alfabetização construtivista

Segundo Inez Matoso, a adesão indiscriminada pela escola pública à chamada alfabetização construtivista, tirou da criança o direito de ser ensinada e do professor o seu papel clássico de ensinar a língua, devido à crença de que o aluno tem a capacidade de construir sozinho esse conhecimento. Em sua opinião, isso é uma romantização perigosa. Segundo a professora, a alfabetização construtivista é baseada na psicogênese da escrita de Emília Ferreiro (psicolinguista argentina) e que condena os métodos clássicos e tradicionais baseados no ensino do sistema alfabético, silábico e ortográfico.

“E isso também tem levado a um espontaneísmo irresponsável. O construtivismo confia demais nos chamados entornos da alfabetização (imersão da criança no ambiente letrado) para a aquisição da lectoescritura. Mas há uma carência desse ambiente propício nas classes mais pobres. Por isso, o construtivismo em comunidades pobres tem sido desastroso”, enfatizou Inez.

A educadora acrescenta: “A abordagem construtivista dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), praticamente alijou o ensino explícito dos aspectos linguísticos e fonológicos do nosso idioma. Por isso, os alunos levam muito tempo para dominar o funcionamento do código linguístico durante o período da alfabetização”.

Inez Matoso informa que o Ministério da Educação já vem recomendando o uso de métodos de alfabetização que valorizem o aprendizado explícito do alfabeto e do funcionamento da língua nos aspectos da representação fonema-grafema, ou seja, a utilização das letras como representações gráficas dos sons da língua. Para ela, há resistência de muitos pedagogos e professores para reverter, rever ou flexibilizar a abordagem construtivista, em vigor há mais de duas décadas.

Ufal – Diana Monteiro – jornalista

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