PM homenageia unidades operacionais por desempenho no primeiro semestre de 2024 Número de prisões aumentou em 26% em relação ao mesmo período do ano passado; apreensões de armas de fogo cresceu em 19%

Fernanda Alves / PM-AL

09 jul 2024 - 09:30


Solenidade foi presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim. (Foto: Igor Lessa / Ascom PMAL)

A semana iniciou com reconhecimentos e homenagens na Polícia Militar de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (08), o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) promoveu uma reunião para enaltecer os destaques operacionais do primeiro semestre de 2024.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, e aconteceu no auditório do Prédio das Promotorias de Justiça da Capital, do Ministério Pública Estadual (MPE/AL), no Barro Duro, em Maceió. Comandantes e subcomandantes das unidades que integram o grande comando estiveram presentes. 

“Quero externar mais uma vez o meu orgulho como comandante-geral em conduzir uma polícia de excelência. Falo com a consciência do que vivo e vejo acompanhando a luta de cada unidade. Do planejamento à execução, todos são merecedores de nosso reconhecimento. Parabéns ao CPRM e todo o seu corpo de oficiais e praças. Parabéns a cada unidade de nossa Corporação pelo empenho nas ruas. Os resultados são visíveis. Aproveito para agradecer o apoio irrestrito da Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do secretário Flávio Saraiva, e do Governo do Estado”, disse o coronel Paulo Amorim.

O comandante do CPRM, coronel Maciel Pantaleão, também foi homenageado e, em sua fala, além de agradecer à tropa e aos seus comandantes, compartilhou sobre a importância da integração e empenho de todos. “A luta é diária e continuaremos avançando. Esses bons resultados aumentam ainda mais a nossa responsabilidade em seguir desenvolvendo um bom trabalho. O CPRM é esse conjunto que funciona como uma engrenagem, onde cada peça é representada pelos nove de batalhões de área, sete unidades e especializadas, e as três companhias”, enfatizou o coronel Pantaleão. 

Resultados

Os números do CPRM foram apresentados pelo seu subcomandante, o tenente-coronel Hiraque Agnes. Nesta primeira metade do ano, o número de prisões aumentou em 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o quantitativo de apreensões também cresceu em 19% para as armas de fogo e 53% para a quantidade de drogas (322 quilos retirados de circulação). 

O número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) reduziu em 8%. Redução também para os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), com queda de 10% nos casos. Tudo isso, no contexto de Maceió e municípios da Região Metropolitana.

Cada comandante e subcomandante destaque foi chamado à frente para receber uma placa de reconhecimento. Os agraciados dentre as unidades de área do CPRM no 1º semestre do ano de 2024 foram: 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 4º BPM, 5º BPM, 12º BPM, Batalhão de Rotam e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). 

O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) pela maior quantidade de entorpecentes apreendida (98 quilos) e de atendimentos de ocorrências (2.890 atendimentos). O 4º BPM foi reconhecido pela grande redução de CVP (35%), e pelos maiores números de prisões (180) e de armas de fogo apreendidas (41).

O 5º BPM se destacou com a redução de 42% das Mortes Violentas Intencionais, recorde dentro da corporação. Na sequência veio o 8º BPM, com a diminuição de 26%. Os comandantes e subcomandantes de ambas as unidades também receberam a placa de destaque.

O Batalhão de Rotam foi o que mais apreendeu entorpecentes e armas de fogo e mais registrou prisões entre as unidades especializadas. Foram 216 prisões, 110 armas e 60 quilos de entorpecentes retirados de circulação.

O Bope foi destaque pelo maior valor de entorpecentes entre as especializadas, sendo o responsável pela apreensão de 45 quilos de cocaína. O 12º BPM também foi destaque operacional como a segunda unidade que mais reduziu Crimes Violentos contra o Patrimônio, com 33% a menos comparado ao primeiro semestre de 2023.

Comentários