PF faz operação em AL para desbaratar esquema de fraude milionária à Receita Federal

02 jun 2015 - 08:54


Investigação encontra indícios de apresentação de títulos podres por empresas de Alagoas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a Operação “Iscariotes”, com o objetivo de cumprir oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, a fim de colher provas da existência de suposto esquema de fraude à Receita Federal do Brasil. De acordo com a investigação, as irregularidades teriam sido cometidas por empresas que deixavam de recolher os impostos devidos ao realizar compensação tributária ilegal, mediante a apresentação de títulos públicos sem valor algum, causando prejuízo milionário aos cofres públicos.

No início da manhã, policiais federais estavam em um escritório de advocacia, localizado em uma galeria em frente à Praça Lyons, no bairro de Pajuçara.

O inquérito teve início com a delação premiada apresentada por um dos participantes do esquema à Polícia Federal. Segundo o delator, conhecido advogado de Maceió, oferecia títulos públicos a grandes empresas devedoras do Fisco, como forma de quitação do débito. Ocorre que aqueles títulos não possuíam liquidez alguma e não podem ser utilizados para saldar dívidas, mas os empresários eram seduzidos pelo baixo valor oferecido pelos títulos, considerando o tamanho das dívidas com a Receita Federal.

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió seria apenas uma de várias empresas em Alagoas que deixou de repassar os valores retidos no contracheque de seus empregados, pagando a contribuição previdenciária devida com os “títulos podres” oferecidos pelo advogado.

Veja a matéria completa no Gazetaweb

Notícias Relacionadas:

Comentários