Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


Pensamentos negativos podem gerar depressão

28 abril 2024


Foto: Piyapong Saydaung / Pixabay

A todo instante nós humanos formulamos pensamentos, estes podem ser POSITIVOS ou NEGATIVOS. Compreender como funciona o processo neural é fundamental para entender como são gerados os pensamentos.

O cérebro humano é composto por mais de 80 milhões de neurônios,  esses se comunicam e se conectam uns com os outros, essas conexões chamam-se SINAPSIS. Cada conexão sináptica é fruto de uma comunicação química que surge como impulsos neurais, que por sua vez, geram representações ou conteúdos derivados de algo real, de algo imaginário ou fictício. 

Os pensamentos são gerados a partir de estímulos que chegam aos órgãos de sentido (visão, audição, olfato, paladar e tato), ou a partir de outros pensamentos e isso vai sendo acumulado na mente, cada ser humano tem em seus neurônios um tipo de biblioteca gigante de conceitos, resultado de todas situações vividas por ele ao longo da vida. 

Nós só pensamos e conceituamos o que já conhecemos, e diante do que pensamos vem as emoções (raiva, serenidade, tristeza, alegria, vergonha, ciúmes, desinteresse, medo, coragem, desanimado, animado e etc.), as emoções serão proporcionais ao pensamento. 

Tudo que nós pensamos pode ser construtivo ou destrutivo para nós mesmos, quando o pensamento é otimista nosso recipiente de emoções positivas transborda de conforto e ficamos mais resistentes para enfrentar os desafios do dia a dia.  Quando o pensamento é pessimista nosso recipiente de emoções negativas transborda de desconforto, que sendo vivenciado de forma contínua gera sofrimento e sendo contínuo gera adoecimento. 

Emoção negativa contínua, gera sofrimento psicológico, sofrimento contínuo, gera adoecimento mental. 

A principal doença mental vem como consequência desse tipo de pensamento negativo acumulado, a DEPRESSÃO é resultado de pensamentos negativos que se cronificam mesmo que de forma equivocada, principalmente quando o indivíduo vive se comparando e competindo, tem crença de inferioridade, sente-se fracassado, não aceita falhar, se culpa, essas atitudes degradam sua saúde emocional e te deixam com a autoestima baixa.

Ao longo da leitura você irá perceber que é possível apreender estratégias para gerenciar o pensamento e com isso reverter de negativo e doentio para positivo e saudável. Não existe nenhuma possibilidade de impedir os pensamentos, mas é possível dirigi-los de forma equilibrada e multiplicá-los de forma mais positiva do que negativa.

Vale salientar que não é somente o pensamento negativo que nos leva a depressão, existem também casos em que questões hormonais também desencadeiam um quadro depressivo.     

A capacidade emocional humana tem um limite, então como um recipiente qualquer quando só há acumulo ele vai derramar, e pelo estilo cultural que vivemos, é fácil visualizar que muitas pessoas são negativas e pessimistas, isso comprova que essas pessoas vivem dilemas doentios pela sua forma de pensar, absorvendo e acumulando pensamentos e emoções ruins.

É importante sabermos que esse tipo de postura negativa e estilo de pensar é aprendido, pode ser com nossos familiares ou sociedade em geral. 

A partir de agora você vai aprender como gerenciar o pensamento para não sofrer com ele. 

Diante do problema execute esses 4 passos:

Frear o pensamento (viva o agora)

*Respire fundo, puxa o ar pelo nariz e solta pela boca (cheira a flor e soprar a vela);

*Chame o pensamento para perto de si;

*Identifique o que te incomoda;

*Crie uma meta para encontrar a paz;

*Busque a melhor sugestão para solucionar o problema;

Assuma seu Lugar (autoridade)
*Pense como adulto;

*Se posicione de forma firme;

*Não tenha medo de tentar;

*Seja o autor das suas escolhas;

*Questione o que sente;

Lista das Emoções (não absorva o que não é seu)
*Tenha prioridade (vida pessoal, trabalho);

*Não sofra com o que os outros pensam ou falam sobre você.

*Não queira resolver o que você não pode;

*Aprenda a dizer NÃO.

*O que você não muda você ACEITA,

*O que você não aceita VOCÊ muda. 

Agiota da Culpa (liberte-se)

*Perdoe-se quando algo não der certo;

*Recomece quantas vezes for necessário;

*Seja otimista;

*Seja disciplinado e entenda que SAÚDE, SUCESSO, FELICIDADE E PROSPERIDADE, são escolhas e atitudes de maturidade, nada vem pronto.

Sabemos que encarar uma mudança pode ser desconfortável, assim como não acontece da noite para o dia, então escolha mudar e se esforce para que você consiga gerenciar seus pensamentos negativos. 

Também é importante buscar ajuda profissional (Psicólogo) quando você não consegue evoluir e esse tipo de pensamentos te geram prejuízos, seja inteligente, não sofra sozinho, peça ajuda.

Comentários