Paulo dos Anjos toma posse e passa a ser o mais novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do MP/AL

19 ago 2013 - 16:37


DSC_2982 (1280x848)Foi realizada na manhã desta segunda-feira (19) a cerimônia de posse do novo titular da 10ª Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Paulo dos Roberto Marques dos Anjos. O mais novo procurador de Justiça do MP/AL também passa a integrar o Colégio de Procuradores, que realizou uma sessão extraordinária para receber seu novo membro. Paulo dos Anjos foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade, após a aposentadoria do ex-procurador de Justiça Luciano Chagas.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, comandou a sessão de posse e, após dar as boas-vindas ao novo membro do colegiado, afirmou que Paulo dos Anjos aumentará a qualidade do órgão de instância máxima do MP/AL. “Todos nós temos muito a aprender com você, Paulo. Se, por muitos anos, diversos promotores tiveram a oportunidade de conviver com sua experiência, agora chegou a vez dos procuradores de Justiça dessa Casa. Uma das suas maiores características é seguir o estrito cumprimento legal, o que sempre o tornou um promotor rigoroso, como deve ser o trato do sistema jurídico brasileiro”, disse o chefe do Ministério Público.

Paulos dos Anjos acompanhou com atenção o depoimento de cada procurador de Justiça presente e, após a conclusão da última fala, iniciou seu discurso de agradecimento. “Sinto-me realmente homenageado com tantos louvores e pedidos de reverenciamento, que me emocionam e me fazem sentir muito honrado. Foram muitos anos de espera. Não queria acabar minha passagem pelo Ministério Público sem alcançar o ápice da instituição, que é o Colégio de Procuradores. Agradeço a todos por me abraçarem desse modo e ajudar a concluir da melhor forma possível uma história que começou em 1977, quando fui adjunto de promotor no município de Major Isidoro”, lembrou o procurador.

Além de familiares e amigos, estiveram presentes o subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Walber Valente; o corregedor-geral do Ministério Público, Márcio Roberto Tenório; e os procuradores de Justiça Antônio Arecippo, Luiz Barbosa Carnaúba, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, Dilmar Lopes Camerino, Eduardo Tavares Mendes e Afrânio Roberto Pereira de Queiroz. Também participaram da cerimônia a presidente da Ampal, Adilza Freitas, e os promotores de Justiça Luiz Vasconcelos, Flávio Gomes, Luiz Medeiros, Antônio Sodré, Helder Jucá, Salete Adorno, Almir Crescencio e Maurício Wanderley.

Histórico

Natural de Olho d’Água das Flores, Paulo Roberto dos Anjos iniciou sua relação com o Ministério Público do Estado de Alagoas em 1977, com o cargo de adjunto de promotor. Extinto pela Lei Complementar nº 40/82, o cargo era equivalente ao de promotor de Justiça substituto e tinha como finalidade substituir o membro titular do Ministério Público nas férias e em períodos de vacância.

Paulo dos Anjos se tornou promotor de Justiça no dia 8 de julho de 1982, quando entrou em exercício no órgão ministerial após ser nomeado pelo então governador do Estado de Alagoas, Teobaldo Vasconcelos Barbosa. De todos os aprovados no concurso de 1981, ele é o último promotor em atividade.

Nessa nova fase dentro do MP/AL, o seu primeiro trabalho foi como promotor de Justiça substituto, de 1ª instância, na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santana do Ipanema. O promotor atuou ainda nos municípios de Pão de Açúcar, Água Branca, Major Izidoro, Mata Grande, Batalha, Cacimbinhas, Dois Riachos, Maravilha, Ouro Branca, Taquarana, Igaci, Porto Real do Colégio, Feira Grande, Maceió e Arapiraca.

Em 1988, por meio de Ato Governamental, Paulo dos Anjos foi promovido a promotor de Justiça de 2ª entrância do quadro do MP/AL pelo critério de antiguidade para atuar na 3ª Promotoria de Justiça de Santana de Ipanema. Quatro anos depois, o promotor voltou a ser promovido, dessa vez por Ato da Procuradoria Geral de Justiça, para a 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, de 3ª entrância, por merecimento. Na Comarca de Arapiraca, Paulo dos Anjos também assumiu a Promotoria de Infância e Juventude e atuou nas áreas cível e criminal.

Nesses 36 anos de serviços prestados ao Ministério Público Estadual e à sociedade, o promotor ganhou maior destaque pelo combate à temida Gangue da Carga Pesada, responsável por assaltos nas estradas, assassinatos de caminhoneiros e roubo de cargas em Alagoas nos anos 1990. O novo procurador de Justiça assumiu o caso quando atuava junto à 4ª Vara Criminal de Arapiraca.

ASCOM MPAL

Notícias Relacionadas:

Comentários