Sobre Clerisvaldo Chagas

Romancista, historiador, poeta, cronista. Escritor Símbolo do Sertão Alagoano.


PARABÉNS SERTÃO/GOVERNADOR

25 junho 2018


Praça em Olivença (Foto: IBGE)

Há mais de vinte anos, correndo atrás do Saber, acompanhamos todo o asfaltamento da estrada Olho d’Água das Flores – Arapiraca. O ônibus lento da Viação Progresso fazia rodeios enormes pelas fazendas Batalha – Jaramataia, como se tivéssemos vivendo ainda no século XIX. Dois anos depois, um grupo pequeno em automóvel saía de Arapiraca após as aulas noturnas para chegar a Santana do Ipanema, nunca menos da meia-noite. Várias vezes, nas imediações de Batalha, entrávamos pela estrada de terra que dava acesso a Olivença, fugindo do rodeio enorme por Olho d’Água das Flores. A estrada de terra ora estava boa, ora péssima onde a poeira cobria no trajeto inteiro. Sempre com olhos futuristas, perguntávamos se um dia o asfalto chegaria por ali.

Quase três décadas depois, o nosso instinto futurista é recompensado. Semana passada, disse o governador em Olivença: “Vamos fazer uma estrada muito importantes que vai encurtar os caminhos para Santana do Ipanema, fortalecer a cidade de Olivença e o comércio de Batalha, que é a ligação Batalha – Olivença. São 17 quilômetros que vão tirar Olivença do fim de linha. Com mais essa estrada, o desenvolvimento vai chegar a Olivença”. Ainda o governador: “As pessoas vão passar pela cidade. Vão abrir um negócio, um posto de gasolina, um restaurante, uma pousada. Isso gera mais empregos, mais salários e tudo isso vai trazer o desenvolvimento e a prosperidade a Olivença (…)”.

O homem está com a razão. E como está sendo o maior construtor de estradas, depois de Divaldo Suruagy, não duvidamos da sua palavra. Entretanto, a estrada já existe, achamos que ele quis dizer, “iremos asfaltar”. Quem sai de Santana para Arapiraca, o trajeto mais provável é passar por Olho d’Água das Flores. Com essa promessa, o condutor do veículo seguirá direto por Olivença que tem entrada asfáltica, mas não tem saída. Não será mais preciso rodear por Olho d’Água. Mais outra grande vitória espetacular para o Sertão alagoano e particularmente para Olivença que fica fora do eixo viário e só vai ali quem tem negócio.

E se Olivença está felicíssima com a promessa da autoridade, pois irá engatar a quinta marcha para o progresso, estamos muito mais felizes de que Olivença, pela nossa previsão, sacrifício no passado por ali e a promessa de Renan.

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de junho de 2018

Crônica: 1.928 – Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Comentários