Ter um companheiro de equipe como Fernando Alonso não é fácil. No GP da China do último fim de semana, o espanhol da Ferrari encantou os fãs da F-1 com uma vitória impecável. Exibições como essa colocam uma pressão imensa sobre o parceiro de time, no caso, Felipe Massa. Acostumado a dividir a equipe com campeões do calibre de Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, o brasileiro vê o lado bom da situação às vésperas do GP do Bahrein deste fim de semana.
– Sempre tive fortes companheiros de equipe na carreira. Muita gente diz que isso não é bom, mas eu acho positivo. Isso estimula você fazer o melhor que pode, porque se não fizer um trabalho perfeito, sabe que ficará atrás. Em termos de experiência, aprende-se muito com um parceiro forte. Muita gente fala de Alonso como o melhor piloto do mundo. Então tenho muito a fazer e um trabalho muito importante. Isso é bom. A gente sempre está sob pressão, porque precisamos ser perfeitos todo dia. Eu gosto disso, acho legal. Sempre precisamos crescer e melhorar e é isso que tento que fazer a cada dia – explicou.
Nesta temporada, Massa deu sinais de que pode fazer frente à Alonso. Bateu o companheiro nos treinos classificatórios dos dois primeiros GPs (Austrália e Malásia) e, beneficiado pelo abandono do espanhol em Sepang, estava na frente dele no campeonato antes da última etapa disputada. Mas Alonso deu a volta por cima com a vitória e a bela atuação na China. Mesmo em desvantagem com relação ao parceiro, o paulista celebra o começo de ano superior ao início de 2012. Para ele, a fase melhor deve-se ao bom entendimento dos comportamentos dos pneus e à adaptação ao novo carro da Ferrari.
– Desde o ano passado, aprendi muito como lidar com esses pneus, o carro, e a direção para desenvolvê-lo. Este ano, estou muito confortável com o carro e assim, piloto mais automaticamente, então posso fazer um trabalho melhor. Estamos na direção certa – disse o quinto colocado no mundial.
E apesar da boa fase, Massa ainda segue no jejum de vitórias, que dura desde a última etapa de 2008, em Interlagos. Neste fim de semana, no Bahrein, ele terá uma boa oportunidade para quebrar o tabu, já que reencontra uma pista onde já venceu duas vezes (2007 e 2008). Perguntando na coletiva de imprensa sobre qual seria o segredo para guiar bem no circuito, o brasileiro respondeu “na lata”:
– Um segredo é um segredo – brincou, divertindo as pessoas presentes na sala.
E depois completou:
– Sempre gostei de guiar nesta pista, desde a primeira vez que vim com a Sauber, em 2004. É uma pista bonita, com retas largas e fortes freadas – concluiu.
Os treinos livres começam nesta sexta-feira, a partir das 4h, com exibição do SporTV. A TV Globo transmite o treino classificatório no sábado, às 8h (horário de Brasília), e a corrida no domingo, às 9h. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Por Globoesporte