Buscando ampliar os espaços de atuação da juventude, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) realizou a sua 2ª Jornada Pedagógica, desta vez no município de Pão de Açúcar, neste final de semana -sábado (17) e domingo(18). O evento contou com jovens educandos do Programa de Educação Cooperativista Solidária (Pecsol) e Jovem Coop Aprendiz, além de grupos de mulheres.
No total, a Jornada registrou a participação de 142 pessoas, e atraiu 25 cooperativas ; 5 associações e contou com a participação de representantes da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar; da Fetag Alagoas e da Unicafes Sergipe . A Jornada discutiu as perspectivas para a agenda da juventude rural no futuro e os desafios para viabilizar a agricultura. O acesso &n bsp;ao crédito e a garantia de um modelo de desenvolvimento sustentável do ponto de vista da renda, foram pontos centrais do encontro.
Ainda durante o evento, palestras e oficinas temáticas debateram temas como a “Expansão do Crédito” e “Planeamento financeiro para cooperativas”. Um dos convidados do evento, o integrante da Unicafes Nacional, Ary de David, expôs sobre “as diferentes formas de créditos disponíveis para jovens de cooperativas da agricultura familiar”.
“Nosso evento teve o objetivo de desenvolver as capacidades e aumentar as competências dos jovens, mulheres e quilombolas e indígenas na área de Gestão e Governança com foco na comercialização e negócios”, enfatizou o secretário de Jovens da Unicafes-AL, Fernando Barbosa.
A edição também trouxe novidade em interação e diálogo. Além de socializarem em momentos de lazer em Pão de Açúcar, os jovens apresentaram suas cooperativas durante a oficina “A história da minha cooperativa”.
Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, afirmou que a entidade passou a incluir a juventude rural e as mulheres entre suas prioridades.
“A Jornada Pedagógica tem papel estratégico sobre o pilar formativo da nossa Federação, uma vez que estamos direcionando todos os saberes para a formação de uma centração de capacitação onde podemos multiplicar a atuação dos nossos jovens como agentes de desenvolvimento cooperativista”, alegou Cardozo.
A próxima Jornada Pedagógica deverá acontecer no mês de agosto, e já está sendo preparada pela Unicafes Alagoas. “Foram dos dias importantes aprendizados, continuando a nossa busca por mais conhecimento e aprimoramento das nossas cooperativas na agricultura. Vejo com bastante alegria a atenção que é dada à juventude através da Unicafes-AL”, disse o participante Carlos Ronald.