Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


Pandemia e Tranquilidade: sim é possível!

29 março 2020


Foto: Orna Wachman / Pixabay

Como manter a tranquilidade diante da pandemia? Como não entrar em desespero, quando de modo contínuo somos bombardeados de notícias pelas redes sociais? Como saber se as notícias são realmente verdadeiras? Como não se sensibilizar com a dor do outro?

Como não lamentar milhares de mortes? Como não sofrer pelas contas atrasadas?  Como não se estressar sem sair de casa? Como não se preocupar, pois enquanto estamos em casa milhares de pessoas correm para que não falte alimento, remédios, segurança e saúde?

Como manter-se de quarentena e lembrar-se da pandemia, diante de uma enchente que deixa sua família desabrigada? Pergunto isso porque em minha cidade Santana do Ipanema-AL, na última quarta-feira (25) houve uma forte chuva onde um riacho transbordou deixando mais de 200 famílias desabrigadas. 

O planeta está passando por um momento difícil, o COVID 19 vem impactando todos os cenários científicos, sociais econômicos. Em alguns países são milhares de pessoas infectadas e mortas. Esse fenômeno nunca visto antes está assustando todas as classes sociais e todas as nacionalidades. 

São tantos questionamentos feitos, e a maioria deles não tem resposta pronta. São tantos desencontros que nos confundem. São tantos desequilíbrios que nos afligem. São tantas coisas que não se encaixam. São tantas vidas encerradas. São tantas perdas irreparáveis. São tantas explorações e oportunismos. São também oportunidades de prevenção. São todas coisas humanas. E por que não aceitamos? E por que não compreendemos? E por que não sabemos lidar com tudo isso? São tantos porquês.

De modo natural nós seres humanos não somos treinados para perder. Ao longo da nossa vida somos sempre impulsionados para ganhar. Assim como também não somos preparados para lidar com nossas emoções e pensamentos disfuncionais, e a ausência dessas habilidades faz de nós seres humanos criaturas frágeis e vulneráveis ao adoecimento psicológico. 

Você já se deu conta do quanto pensa rápido? Do quanto é potente as suas emoções? E o quanto você já agiu errado por nunca ter pensado sobre como você funciona emocionalmente? 

É comum perceber nesse momento, que a maioria das vezes agimos no automático. Tomando por base a tríade Cognitiva Comportamental: pensamento, emoção e comportamento. Quanto maior a intensidade do pensamento, maior é o incômodo da emoção e mais desinteligente é o resultado do comportamento.

De modo prático na quarentena, como você passa o dia inteiro menos ocupado, quanto mais você ficar absorvendo a quantidade de mensagens e alarmes falsos que chega às redes sociais, mais tenso, ansioso e preocupado você se torna. Assista apenas uma vez por dia o noticiário para manter-se atualizado. Não dê audiência às coisas repetidas.

Outra estratégia para evitar o pânico e a ansiedade extrema são técnicas de respiração e meditação, isso te ajuda a manter o equilíbrio emocional.

Se ocupe lendo, fazendo curso on-line gratuitamente, jogue algo com seus familiares, mantenha um ritmo de horários, afinal é extraordinária a oportunidade de prevenção que nós estamos tendo, pense que muitas pessoas morreram por não terem se prevenidos, não precisa ser extrema a preocupação, cumpra os requisitos de prevenção.

Independente da sua opinião sobre isolamento total ou sair pra trabalhar, sejam disciplinados para evitar a transmissão do vírus para as pessoas dos grupos de riscos: “idosos e pessoas com doenças crônicas e debilitantes”.

Caso você ainda tenha dificuldade psicológica após realizar essas atividades, técnicas e ferramentas de estabilidade emocional foi criada uma força tarefa onde um grupo de psicólogos está fazendo escuta psicológica on-line (atendimento virtual gratuito durante a pandemia). Basta entrar em contato pelo número 82 99625-2663 e você será direcionado para um profissional de acordo com seu horário disponível, os atendimentos estão sendo feitos manhã, tarde e noite.

O problema é difícil, mas se for encarado de maneira inteligente será resolvido, no desespero não se resolve nada, pelo contrário só piora a situação. Vamos superar a pandemia de forma consciente.

Comentários