A partir das 18h desta terça-feira (1), a área externa do prédio do Congresso Nacional será completamente iluminada na tonalidade cor-de-rosa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) vai estar no momento em que as luzes da fachada do Congresso forem acesas para marcar a adesão do Parlamento do país às ações do Outubro Rosa.
Renan Calheiros destacou a importância de uma política permanente de atenção à mulher e destacou que o Outubro Rosa é um alerta para a prevenção ao câncer de mama. “A saúde da mulher merece atenção permanente, o Senado não poderia estar de fora desse evento tão importante. É importante termos cada vez mais um atendimento preventivo das mulheres nos hospitais para evitarmos o aparecimento do câncer de mama, doença que se diagnosticada a tempo, tem altíssimas chances de cura”, lembrou Renan.
Depois dos casos de câncer de pele dos tipos não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Dados de 2012, do Inca, mostram que a cada cem mil mulheres no país, 52 podem desenvolver a doença, sendo que as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos de idade.