Para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e segurança para a população que reside nas regiões litorâneas e nas localidades de maior fluxo de pessoas, devido à época de veraneio, a Equatorial Alagoas tem intensificado as manutenções nas redes elétricas de baixa e média tensão. Uma das ações preventivas é a chamada lavagem de rede, que tem sido realizada em localidades da orla de Maceió, a exemplo do bairro de Cruz das Almas, que recebeu o trabalho esta semana.
A lavagem de rede tem o objetivo de diminuir os efeitos da salinidade existente à beira mar e que encrostam nos componentes da rede elétrica, podendo gerar curto-circuitos e consequentes interrupções no fornecimento de energia.
O executivo de manutenção da Equatorial Alagoas, Elger Reis, explica que a névoa salina é a mais prejudicial ao funcionamento da rede, por conter uma grande quantidade de sais minerais, elementos condutores de energia. Com isso, o acúmulo da salinidade nos isoladores localizados na rede elétrica e subestações acaba afetando a integridade da rede, ocasionando curtos-circuitos.
“O objetivo deste trabalho é eliminar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico. A lavagem é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente e evitar acidentes”, ressalta o executivo.
Elger pontua ainda, que o trabalho é feito pela equipe de campo devidamente paramentada com os equipamentos de proteção individual. A lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer e normalmente é feito na estação do verão quando diminui a frequência das chuvas e aumenta a incidência de maresia.
O procedimento é realizado pelas equipes especializadas da Distribuidora, também irá beneficiar outras regiões litorâneas de Alagoas e os trabalhos seguirão até o mês de março.