Operações policiais integradas baixam índices de crimes em Alagoas

06 fev 2015 - 19:00


Forças da segurança pública integradas do Estado estão imbuídas em combater o crime sem trégua (Foto: Ailton Cruz)

Forças da segurança pública integradas do Estado estão imbuídas em combater o crime sem trégua (Foto: Ailton Cruz)

Alagoas teve queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro mês do ano, comparado ao mesmo mês de 2014. Roubos a residência também ocorreram em menor número. Os dados foram mostrados pelo secretário da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, em coletiva à imprensa ocorrida no início da noite desta quinta-feira (05), na Sala de Situação do órgão.

Desde o quarto dia de janeiro, Alfredo Gaspar se reúne com a cúpula da segurança pública para discutir as problemáticas, os índices diários de ocorrências, por locais, e definir as atividades policiais que serão feitas no dia seguinte. O propósito é dar segurança à população, evitar crimes e prender criminosos.

Operações policiais foram deflagradas desde o início do ano, em várias cidades do Estado e tiveram como resultado a apreensão de drogas e menores infratores, prisões de criminosos e enfrentamento a outros que resistem à prisão. Todas as operações ocorrem contando com o fator surpresa, baseadas em levantamentos dos serviços de inteligência das polícias. Na cidade de Penedo foram três operações deflagradas.

O resultado está aparecendo nas estatísticas. Comparado ao mês de janeiro de 2014, Alagoas teve queda de 7,2% no número de CVLI em janeiro de 2015. Os números caíram de 222 para 206. Em Maceió, foram 65 crimes que resultaram em morte contra 88 no ano passado. Os homicídios em Maceió sofreram queda de 25,6%.

“Isto é o começo de uma batalha. Todos os dias trabalhamos com a inteligência, a estatística e o ostensivo para no dia seguinte colocarmos em prática o que foi decidido diante do quadro. Não há nada maquiado nos números. Nosso Núcleo de Estatística e Análise Criminal é o melhor do Brasil. Alagoas é exemplo a ser seguido”, enfatizou Alfredo Gaspar.

Roubo à residência também diminuiu. Em janeiro de 2014, Maceió registrou 26, enquanto este ano foram 19. “Roubo à residência é um tipo de ocorrência que ofende muito a segurança pública”, destacou o secretário Alfredo Gaspar.

Segundo ele, o bandido leva os bens do cidadão e, muitas vezes, mata as pessoas dentro de seus lares. “Polícia na rua, prendendo criminosos, faz efeito”, acredita. Segundo o secretário, a cidade de Arapiraca vai ter operações policiais constantemente.

Apoio às polícias

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto voltou a manifestar apoio às classes de segurança afirmando que a valorização da tropa está no topo de sua gestão. “O governador do Estado tem a mesma vontade que eu em resolver os problemas da polícia”, citou.

Segundo ele, a população não merece ficar sem segurança como também a polícia não merece ser desmotivada.

“Temos o exemplo das Bases Comunitárias de Segurança. Só quem está cumprindo seu papel é a polícia! Justamente quem mais recebe críticas! Segurança pública não faz milagres. O governador está cobrando responsabilidades de outras secretarias. Estamos com pouco efetivo e temos que otimizar serviços”, frisou.

O secretário grifou que policiais militares, civis, bombeiros militares e demais servidores da segurança pública vão trabalhar de forma eficiente e organizada.

“A segurança pública tem que ser preservada de ações as quais outros atores deveriam atuar”, finalizou.

Por Ascom/Sedres

Notícias Relacionadas:

Comentários