O Ministério Público Federal está investigando o uso de ônibus escolares no interior de Alagoas. A denúncia é que eles estão sendo usados para transportar pessoas para festas.
Todos os dias milhares de crianças usam os ônibus amarelinhos para ir à escola em Alagoas.
“A gente fica tranquilo por vem em segurança. Eles chegam em segurança, vão e voltam”, comenta Vanessa Miguel de Lima, dona de casa.
Os ônibus são comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e só podem transportar alunos de escolas públicas, dentro do próprio município. Mas nem todas as prefeituras respeitam a determinação. E ônibus que deveriam transportar estudantes, acredite, rodam até nos finais de semana, quando tinham que estar nas garagens.
Imagens feitas pela Polícia Rodoviária Federal mostram ônibus escolares de Alagoas e Pernambuco transportando romeiros. Os passageiros estavam sem cinto de segurança e os veículos não tinham tacógrafo, equipamento que registra a velocidade e a quilometragem percorrida. A polícia diz que só nos últimos quatros meses, foram cinco flagrantes de uso indevido dos “amarelinhos” nas rodovias federais em Alagoas.
Confira a reportagem completa do Jornal Nacional