Dando sequência ao calendário de reformas emergenciais das escolas da rede estadual, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), fez a entrega, nesta terça-feira (25), no município de Olivença, da Escola Estadual Desembargador Augusto Costa amplamente reformada, possibilitando melhorias em toda a estrutura física.
A unidade de ensino atualmente atende a 650 alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos, distribuídos em seis salas de aulas.
O decreto de urgência, assinado pelo governador Teotonio Vilela e pelo secretário Adriano Soares, determinou a reforma de 163 escolas da rede estadual da capital e do interior, o que garantiu reparos na estrutura física das unidades de ensino, além de pintura, revisão das redes hidráulica e elétrica e instalação de rede para a área de informática.
O secretário assegurou à direção geral da escola e aos alunos que, ainda este ano, a unidade vai ser beneficiada com a construção de quadra de esportes coberta, refeitório mais amplo, almoxarifado e climatização nas salas de aula. “A equipe técnica da Secretaria da Educação estará analisando, nos próximos dias, as áreas disponíveis e vamos atender às reivindicações da comunidade escolar”, garantiu Adriano Soares.
Edvaldo Pereira, diretor-geral, destacou o esforço e a determinação do governo em realizar as reformas. “A medida adotada pela Secretaria da Educação possibilita melhorias nas condições de trabalho para os profissionais, bem como no nível de aprendizagem dos alunos”.
O diretor informa ainda que antes das reformas, era comum a presença de pessoas alheias à escola, o que prejudicava as aulas durante o dia e à noite, já que o muro de proteção não apresentava segurança. “Era difícil conter o barulho e a presença de pessoas durante o período de aulas. Com a construção do muro, a segurança melhorou”, afirma Edvaldo.
“A falta d´água também sempre foi uma constante e prejudicava o andamento das aulas nos três turnos”, explica o diretor da escola. Segundo Edvaldo, a ampliação da cisterna e a aquisição de mais caixas d’água solucionaram o grave problema vivenciado pela comunidade escolar.
Olho D’Água da Flores
Em visita ao município de Olho D’Água da Flores, o secretário Adriano Soares fez a entrega da Escola Estadual Padre Antônio Duarte, reformada, à comunidade escolar. Fundada em 1949, a escola teve melhorias em seu telhado, salas, forro, piso, pintura, grades de proteção e luminárias.
O secretário garantiu à direção, professores, funcionários e alunos, que vai enviar técnicos da Secretaria da Educação para realizarem um levantamento identificando as demais necessidades da Escola Antônio Duarte. “Toda a demanda da unidade de ensino será atendida com o propósito de oferecer um ambiente adequado para funcionários e estudantes”, afirma Adriano Soares.
Durante o encontro com a comunidade escolar, o secretário da Educação anunciou que a escola será contemplada com a construção de uma quadra esportiva coberta para a prática de atividades esportivas dos alunos. “Até o final do ano, vamos estar inaugurando essa arena esportiva”, garantiu Adriano Soares.
Fernanda Lima, aluna do 7º ano, teve a oportunidade de falar em nome dos estudantes, reivindicou a ampliação do laboratório de informática e a contratação de mais professores. “Foi uma excelente oportunidade o encontro com o secretário, e pela sua sensibilidade e comprometimento, acredito que vai atender nossos pleitos”, disse.
Adriano Soares anunciou a realização do concurso para preenchimento de vagas para professores, a aprovação do PCCS dos servidores administrativos e o termo de regime de colaboração que assinará com a prefeita do município, Ester Damasceno, para cessão de servidores, profissionais e transporte de estudantes.
Por Agência Alagoas