Oitava fuga do ano é abortada na Delegacia Regional de Santana do Ipanema

25 mar 2013 - 03:01


Durante a inspeção foi detectado que os detentos conseguiram escavar um buraco na parede de uma das celas e que já tinha inclusive ultrapassado a parede antiga do prédio.

fuga_oitava

Buraco e material apreendido em uma das celas (Foto: Alagoas na Net)

Policiais de plantão na 2ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema, localizada no Sertão de Alagoas, abortaram mais uma tentativa de fuga em massa naquela unidade policial. A oitava somente este ano.

O caso, aconteceu na tarde deste domingo (24) e, apesar de se tornar uma velha e repetitiva notícia, a cada dia o fato traz mais preocupação para policiais e população da cidade sertaneja, já que o número de presos naquela delegacia só faz aumentar.

Barulho estranho

De acordo com informações de agentes da DRP, repassadas à nossa reportagem, a suspeita da fuga iniciou-se após uma ligação anônima, feita por populares. Ao serem avisados, os policiais logo perceberam alguns ruídos estranhos, que possivelmente estavam sendo feito pelos detentos.

Como a delegacia hoje já está abrigando 74 detentos, os policiais civis decidiram pedir apoio a equipes da Polícia Militar, para que fossem feitas revistas nas celas. Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e outra da Rádio Patrulha (RP) deram suporte durante a revista aos presos.

Presos aguardam a revista das celas (Foto: Alagoas na Net)

Presos aguardam a revista das celas (Foto: Alagoas na Net)

Durante a inspeção foi detectado que os detentos conseguiram escavar um buraco na parede de uma das celas e que já tinha inclusive ultrapassado a parede antiga do prédio e uma camada de concreto, faltando apenas transpassar mais uma parede de tijolos.

Ainda com a revista, os policiais puderam recolher um grande número de espetos de ferro, 11 no total, além de uma enorme quantidade de areia, que era guardada pelos presos. Uma serra, um motor de ventilador e um celular também foram encontrados.

De acordo com o delegado titular da cidade de Senador Rui Palmeira, Edvaldo Alves de Menezes, que esteve de plantão na Regional, o fato já foi comunicado ao Diretor de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJ 1), Robervaldo Davino, responsável pelas unidades da Polícia Civil no Sertão alagoano.

Após revistas em sete celas daquela unidade, um remanejamento de presos foi realizado, afim de tentar amenizar a situação.

Delator

Ainda na noite deste domingo, nossa reportagem foi informada de que um dos detentos daquela DRP acabou sendo espancado pelo restante dos presos e acabou tendo que ser resgatado pelos policiais de plantão. De acordo com informações, os presos o acusavam de ter delatado a fuga aos policiais.

O detento, que não teve seu nome revelado, acabou sendo levado para o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana, devido à gravidade dos ferimentos. Após voltar à delegacia, o preso teve que ficar numa cela isolada, devido ao risco de sofrer novas agressões. “Os presos já disseram que se colocarem ele de volta com os outros, eles o matam lá dentro”, disse um dos policiais, à nossa redação.

Nesta terça-feira (26) a equipe regional da PC estará chegando à DRP e  deverá tomar providências em relação a mais essa fuga. Apesar da recente reforma, ocorrida na Regional, o número de tentativas de fuga só tem aumentado, em relação ao ano anterior.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários