As batidas do maracatu, uma das principais manifestações culturais nordestinas, têm atraído cada vez mais maceioenses a aprenderem a tocar o ritmo. E a partir deste sábado (2), de forma totalmente gratuita, o Instituto Guerreiras pela Vida realiza a Oficina de Música Maracatu para Mulheres, que será ministrada pela musicista Dani Lins.
O curso terá dois meses e meio de duração, com encontros sempre aos sábados, das 14h às 17h, no Museu Theo Brandão, centro de Maceió.
São 40 vagas disponíveis e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site. Na oficina, as participantes terão contato com os instrumentos percussivos usados no maracatu e poderão aprender o xequerê, a alfaia, o agogô e a caixa clara.
Dani Lins é mestra e coordenadora do Maracatu Yá Dandara, primeiro grupo de maracatu exclusivamente feminino de Alagoas. Musicista desde a infância, acumula 20 anos de trajetória artística.
A realização é do projeto Guerreiras pela Arte, do Instituto Guerreiras pela Vida, com financiamento do Ministério da Cultura (Minc) por meio do Termo de Fomento nº 936806/2022.