O tenente Carlos Eduardo Cavalcante, lotado no 3º Batalhão, sediado em Arapiraca, concluiu o IV Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (Copac), realizado de 21 a 30 de novembro na cidade de Canindé de São Francisco, Estado de Sergipe; alcançando o 2º lugar geral no curso.
Com carga horária de 180h, o curso apresentou diversas disciplinas teóricas e práticas, entre elas: características operacionais da área de caatinga, primeiros socorros, ofidismo, combate rural, patrulhas na caatinga, tiro policial, orientação e navegação, marchas na caatinga, técnicas de sobrevivência, busca e salvamento e operações ribeirinhas.
O curso é baseado no treinamento do exército brasileiro e das forças policiais que atuam na região de caatinga. Tem por objetivo capacitar o policial a atuar nas áreas de caatinga com eficácia nas ocorrências onde o grau de complexidade e risco exija preparo técnico específico. Além disso, o curso capacita o policial a conviver nesse bioma que se apresenta como um dos mais agressivos para a presença do homem, devido às elevadas temperaturas, escassez de água, vegetação xeromorfa e rica em espinhos.
De acordo com o tenente Eduardo, a experiência vivida durante o curso foi extremamente positiva para a aquisição de conhecimentos. “Agora, repassarei aos nossos policiais, o que foi aprendido, de maneira que se desenvolva uma doutrina operacional para atuação mais eficaz na região do agreste e do sertão alagoano”, frisou o tenente.
Ascom/PM