Novos juízes do TJAL concluem curso de formação e assumem unidades Maior parte das comarcas passará a ter um juiz responsável; presidente Tourinho avalia nomear mais magistrados no 2º semestre

Carolina Amancio / Esmal

16 abr 2024 - 11:00


As designações dos juízes substitutos foram publicadas pela no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (15). (Foto: Caio Loureiro /TJAL)

Nesta segunda-feira (15), 17 novos juízes encerraram o Curso de Formação Inicial para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e já podem assumir as comarcas para onde foram designados.

A partir de agora, segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Tourinho, que acompanhou a cerimônia de encerramento e o descerramento da placa da turma, a maior parte das comarcas de Alagoas passará a ter um juiz responsável. 

“Ainda temos alguns espaços, pois há juízes fazendo cursos, afastados ou que assumiram funções externas, porém a chegada desses novos magistrados vai oferecer uma melhora substancial no serviço que prestamos à sociedade, que é a principal destinatária de nossas ações”, afirmou o presidente. “Estamos avaliando nomear mais dez ou doze magistrados no segundo semestre, assim conseguiremos continuar nos adequando à demanda da sociedade, que é gigantesca”, anunciou. 

A juíza Ana Celina de Oliveira destacou a ansiedade para aplicar os conhecimentos sedimentados com a formação no Juizado Especial da Comarca de Rio Largo, para onde foi designada.  

“A expectativa agora é aplicar toda a bagagem que adquirimos ao longo de toda a nossas trajetórias de concurso, de todas as nossas experiências profissionais anteriores, para apresentar o melhor para a população”, pontuou. 

As designações de todos os novos juízes substitutos foram publicadas pela Corregedoria-Geral da Justiça no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (15) e podem ser conferidas clicando aqui. 

Esmal ofereceu 480 horas de curso 

Organizado e conduzido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), o curso contou com um programa abrangente, que abordou tanto aspectos teóricos quanto práticos da profissão. 

O conteúdo básico foi definido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o que garantiu uma formação de qualidade e alinhada com os padrões nacionais.

“Hoje finalizamos um intenso trabalho, no qual os novos colegas tiveram muitas atividades teóricas, mas principalmente práticas, com visitas a instituições, colaboração com a Justiça Efetiva, concluímos com essa etapa com a certeza de que eles estão aptos para assumir as suas comarcas e prestar um excelente serviço aos jurisdicionados”, avaliou o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal.  

Mesa de honra

Além do presidente Fernando Tourinho, participaram da mesa de honra da solenidade a diretora-geral da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, e o corregedor-geral do TJAL, desembargador Domingos de Araújo Lima Neto. Também estiveram presentes os desembargadores Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Paulo Zacarias e Márcio Roberto, bem como os juízes Alberto Jorge Correia, coordenador-geral de cursos da Esmal, e  Geneir Marques, vice-presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). 

Comentários