Está bem evidente que o mercado da beleza masculina cresceu muito nos últimos anos. Segundo relatório da agência Euromonitor, o consumo de produtos cosméticos por homens subiu 70% entre 2012 e 2017. A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético aponta que o Brasil é hoje o segundo maior consumidor mundial de cosméticos masculinos, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
E foi percebendo essa maior exigência dos homens, que um estabelecimento situado em Santana do Ipanema, aproveitou o momento de pandemia, quando ele mesmo teve que fechar suas portas, para realizar reformas estruturantes e implementar serviços antes inexistentes na cidade. Estamos falando aqui da Barbearia Fio Navalha.
Investimento na Pandemia
Enquanto alguns estabelecimentos reduzia suas despesas, tentando sofrer menos os efeitos da crise econômica, a Fio Navalha apostou no investimento e repaginou seu local de trabalho. A sala de atendimento da barbearia conta hoje com uma decoração personalizada e descontraída. O cliente também pode experimentar um cafezinho de diversos sabores, enquanto ouve uma música ambiente.
No que se refere aos serviços de cabelo e barba, a Fio Navalha decidiu implementar, de maneira exclusiva em Santana, a barboterapia (procedimento que promove o relaxamento e maior hidratação da pele, antes do corte propriamente dito). Também para dar mais comodidade, o estabelecimento dá aos clientes oportunidade de agendamento através de um aplicativo. O usuário escolhe o dia e até pode pagar antecipadamente usando cartão.
Ver essa foto no Instagram
Atenção aos clientes e coragem
O proprietário deste negócio é Vonilson Farias da Silva, mas como ele mesmo gosta de ser chamado, apenas “Júnior”. Ele conta que começou a atividade de barbeiro ainda em 2014, sendo aprendiz de outro profissional na cidade. Após um ano de experiências, ele tomou coragem e montou seu próprio salão (em outro endereço), aos poucos angariou clientes e neste 2020 se mudou para o local atual.
Ao ser questionado sobre a decisão de fazer investimentos financeiros justamente num momento de pandemia, ele explicou que sempre esteve seguro no que fez, pois ouvia bastante seus clientes e notava seus desejos. “Eles queriam um serviço personalizado, um ambiente mais aconchegante e maior atenção, coisas que as vezes eles só encontravam em cidades maiores”, disse Júnior.
Ver essa foto no Instagram
Outro motivador do barbeiro foi o desafio pessoal. Ele revelou que, quando começou na profissão, em 2014, duas pessoas chegaram pra ele e disseram que ele “não servia para isso” e que até iria morrer de fome se fosse barbeiro. “Eu falo isso somente para explicar que é importante qualquer pessoa se conhecer e acreditar em si. Se eu tivesse ouvido essas duas pessoas, provavelmente não teria chegado onde estou”, refletiu o empreendedor.
A Barbearia Fio Navalha está localizada na Rua Maria Gaia, bem próximo ao conhecido Largo do Maracanã. Para conhecer virtualmente o local, veja abaixo o perfil no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Por Assessoria